Notícias

Projeto de residência do MPMG está pronto para Plenário

Texto tramita em 1º turno e também estabelece regras de concorrência para o cargo de procurador-geral.

07/05/2025 - 13:05
Imagem

Em reunião nesta quarta-feira (7/5/25), a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 56/24. Ele propõe a criação de Programa de Residência no Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), dispõe sobre promoção e remoção de promotores de Justiça e altera regras de concorrência e elegibilidade para o cargo de procurador-geral de Justiça.

Botão

De autoria do procurador-geral de Justiça, a proposição altera dispositivos da Lei Complementar 34, de 1994, que trata da organização do Ministério Público. Relatado pelo deputado Zé Guilherme (PP), o PLC recebeu parecer favorável pela aprovação na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça, com a emenda nº 1, da Comissão de Administração Pública.

Conforme o texto, bacharéis e pós-graduandos de Direito ou áreas correlatas poderão desenvolver aprendizado supervisionado e receber bolsa-auxílio junto ao MPMG. O objetivo é aprimorar a formação teórica e prática de profissionais do sistema de Justiça.

Vídeo

A admissão no programa de residência ocorreria por meio de processo seletivo público. A emenda estipula jornada máxima de 30 horas semanais e duração de até trinta e seis meses do vínculo com o programa.

Ainda, de acordo com o PLC, procurador-geral de Justiça, corregedor-geral do Ministério Público e ocupantes de cargos de confiança da Administração Superior do MP deveriam realizar a desincompatibilização temporária até 30 dias antes da data fixada para a eleição. A lei em vigor determina a renúncia.

O projeto ainda estabelece critérios de antiguidade para promoção de promotores e novos critérios para remoção interna, bem como revoga a contagem do tempo de estágio no MPMG para efeitos legais.

Agora, o texto, que tramita em 1º turno, está pronto para ser apreciado em Plenário.

Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária - Tema em Foco - Assembleia Fiscaliza 2025-2026

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Criação de residência no Ministério Público foi um dos projetos que receberam aval da comissão TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine