Notícias

Projeto de federalização da MGI avança para análise da FFO

Comissão de Administração Pública aprovou parecer favorável ao PL 4.222/25.

Imagem

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 4.222/25, que autoriza a federalização da Minas Gerais Participações (MGI). A iniciativa segue agora para análise, em 1º turno, na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).

Botão

De autoria do governador Romeu Zema (Novo), a proposta autoriza a transferência da participação societária do Estado na MGI para a União. O projeto integra o pacote de medidas do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), por meio do qual o governo pretende abater 20% da dívida de Minas, valendo-se de privatizações e da entrega de ativos à União.

A fim de assegurar a estabilidade dos empregados efetivos, entre outras medidas, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) e os deputados Professor Cleiton (PV) e Ulysses Gomes (PT) apresentaram emendas à proposição.

Todavia, conforme o relator, deputado Rodrigo Lopes (União), se elas fossem aceitas, o Legislativo estaria invadindo as competências do Executivo. Por isso, opinou pela rejeição das emendas, sendo acompanhado pelos votos dos deputados Adalclever Lopes (PSD), João Magalhães (MDB) e Nayara Rocha (PP).

Os mesmos parlamentares avalizaram o parecer pela aprovação do PL 4.222/25 na forma original. Assim, ele segue para apreciação na FFO. Ao manifestar preocupação com a insegurança dos trabalhadores e com o balanço dos valores da MGI, problemas mencionados durante audiência pública, Beatriz Cerqueira prometeu articular esforços para atenuar os impactos negativos do projeto durante tramitação em 2º turno.

Lista
Comissão de Administração Pública - análise de proposições

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine