Projeto Na Mochila será homenageado nesta sexta (19)
Iniciativa que ensina programação e robótica em escolas ganhou prêmio mundial na Coreia do Sul, em 2025.
O Projeto educacional Na Mochila será homenageado em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta sexta-feira (19/12/25), a pedido da deputada Ana Paula Siqueira (Rede). A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia realiza reunião às 8h30, no Plenarinho II, para entregar votos de congratulações à iniciativa de professores de Nova Era (Central) que leva o ensino de programação e robótica a crianças e adolescentes.
Fundado em 2020, o projeto é uma ação social que leva a tecnologia para alunos de escolas públicas do município e também de João Monlevade e Rio Piracicaba, todas cidades na região Central. Segundo o gabinete parlamentar, o Na Mochila promove educação em Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) aos estudantes, além de estimular habilidades como criatividade, trabalho em equipe e inovação.
Na avaliação de Ana Paula Siqueira, a homenagem reforça a importância de iniciativas que democratizam o acesso à tecnologia.
Alunos recebem prêmio mundial na Coreia do Sul
A ação, que envolve educação em robótica e programação, já está sendo reconhecida, como mostram as premiações recebidas. Estudantes do Na Mochila obtiveram vitórias na competição de robótica Fira Brasil 2024, realizada no Maranhão, conquistando vaga para a disputa da Fira Robo World Cup. em Daegu, na Coreia do Sul.
O projeto alçou Minas Gerais ao cenário internacional com a conquista da medalha de prata na etapa Missão Impossível U14 na prova de programação no festival de nível mundial. Num primeiro teste, o robô criado pela equipe, semelhante a um pequeno carro de brinquedo, conseguiu na segunda oportunidade detectar o obstáculo à sua frente e se desviar sem tocá-lo.
Atualmente, a iniciativa reúne alunos: da Emip, da Cesp e das escolas estaduais Alberto Pereira Lima e Manoel Loureiro, de João Monlevade; da E.E. Professor Antônio Fernandes Pinto, de Rio Piracicaba; da Escola Novaerense e das E.E Padre Vidigal e Nossa Senhora de Fátima, de Nova Era.
Para conseguirem bancar a viagem à Coreia do Sul, os estudantes promoveram uma campanha de arrecadação de fundos ao longo dos últimos meses na região. Conseguiram patrocínios, organizaram rifas e vendas, movimentando a comunidade. Além disso, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, investiu R$240 mil para ajudar a viabilizar a participação dos alunos.
Para a reunião desta sexta (19), estão confirmadas as presenças de: prefeito e vice-prefeito de Nova Era, respectivamente, Txai Silva Costa e Moriá Domingues Benevides; além dos representantes do Na Mochila, Margarida Leles Figueiredo (diretora pedagógica do Instituto da Criança, patrocinador master do projeto) e Hailisson Rodrigo Ferreira (responsável pelo projeto).
