Programa Encontro de Saberes da Uemg será destaque na ALMG
Professores e mestres participantes do projeto receberão votos de congratulações da Comissão de Educação na segunda (23).
A relevância do programa Encontro de Saberes, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), será destacada em audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião extraordinária da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia ocorre nesta segunda-feira (23/3/26), às 14 horas, no Auditório José Alencar. Na ocasião, mestres e professores participantes do projeto de extensão universitária recebem votos de congratulações.
Presidenta da comissão, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) é autora do requerimento para a audiência e homenagem. O intuito é evidenciar o papel do programa Encontro de Saberes na formação acadêmica, na valorização de conhecimentos tradicionais e na aproximação entre universidade e sociedade.
Confirmaram presença o pró-reitor de extensão da Uemg, Moacyr Laterza Filho, o professor e coordenador do programa Encontro de Saberes, Rafael Otávio Fares Ferreira, e a professora Capitã Pedrina, pesquisadora sobre saberes tradicionais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Programa valoriza saberes tradicionais
Criado na Uemg em 2019, o programa Encontro de Saberes integra as ações de extensão universitária da instituição e busca aproximar a universidade de conhecimentos tradicionais, populares e periféricos. A iniciativa parte do princípio de que o saber não se limita ao ambiente acadêmico e que experiências construídas em comunidades, territórios e práticas culturais têm valor formativo e científico.
Na prática, o programa promove atividades como cursos, oficinas, rodas de conversa e disciplinas que contam com a participação de mestres e mestras de saberes tradicionais, como lideranças de comunidades indígenas e afro-brasileiras, artistas populares e representantes de manifestações culturais como o Congado e o Reinado, que atuam como docentes, compartilhando seus conhecimentos com estudantes e professores.