Notícias

Presidente prestigia homenagem ao conselheiro Mauri Torres

Deputado Tadeu Martins Leite integrou a mesa de honra em cerimônia dedicada ao trabalho do presidente do TCE.

13/02/2023 - 21:27 - Atualizado em 13/02/2023 - 21:52
Imagem

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), participou, nesta segunda-feira (13/2/23), de cerimônia realizada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em homenagem ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), conselheiro Mauri Torres.

Citando o filósofo grego Aristóteles, o chefe do Legislativo mineiro ressaltou que a virtude moral é adquirida como resultado da prática. Neste sentido, enfatizou Tadeu Martins Leite, o conselheiro Mauri Torres, com seu caráter peculiar, está sempre exercitando a qualidade e, assim, consegue conquistar a todos por meio do diálogo e da conciliação, transitando bem entre os poderes e sempre respeitando a independência entre eles. 

"Nós somos o que fazemos repetitivamente, e o conselheiro Mauri Torres é prova disso, com seu constante exercício da excelência e da busca do diálogo. Tenha certeza, Mauri, de que você é inspiração e exemplo de homem público. Trago aqui o reconhecimento de todos os deputados e deputadas da Assembleia Legislativa", completou o presidente do Parlamento mineiro.

Na cerimônia, realizada no auditório do Tribunal Pleno do TJMG, o presidente do Judiciário, desembargador José Arthur Filho, também saudou "o estilo de liderança democrática e conciliadora de Mauri Torres" e entregou-lhe uma placa, que destaca o compromisso do conselheiro com o povo e o valor de seu trabalho.

A qualidade da vida pública do presidente do TCE ainda foi lembrada no pronunciamento do governador. Romeu Zema disse considerar Mauri Torres "um exemplo com quem sempre aprende".

Democracia e diálogo

O homenageado agradeceu a distinção recebida, recordando que, em sua vida pública, sempre prezou pela conciliação e pelo fortalecimento da democracia.

"Todos aqui defendemos a democracia e a liberdade. É possível viver bem com as divergências. Para isso, é preciso conviver de perto com os adversários, sempre buscando o diálogo, o consenso e a convergência, pensando no interesse público, na solução dos problemas e no bem da população", ponderou Mauri Torres.

Além dos chefes do Legislativo, do Executivo e do Judiciário, a cerimônia foi acompanhada por diversos parlamentares da ALMG, entre os quais o filho do homenageado, deputado Tito Torres (PSD).

Também estiveram presentes membros da magistratura mineira e representantes de vários órgãos e entidades, como a Câmara dos Deputados, as Prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, o Ministério Público (MPMG), a Defensoria, o Tribunal de Contas, a Advocacia-Geral do Estado, as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, a Associação dos Magistrados (Amagis), entre outros.

O homenageado

Mauri José Torres Duarte nasceu na cidade de Guararema (SP). Passou a infância em Nova Era e, posteriormente, fixou residência em João Monlevade, ambos municípios da Região Central de Minas Gerais. Em Monlevade, iniciou sua bem-sucedida carreira no âmbito do poder público. A partir dali, assessorou prefeituras de diversos municípios mineiros.

Em 1990, elegeu-se deputado estadual pelo PMDB, conquistando o seu primeiro mandato na ALMG, onde permaneceu por seis legislaturas, da 12ª à 17ª. No Legislativo, exerceu diversas funções de liderança, entre as quais 1º secretário da Mesa Diretora (2001 a 2003) e presidente (2003 a 2007).

Em 2011, foi nomeado conselheiro do TCE. Em 2019, assumiu a presidência daquela Corte, retornando ao posto em 2021. Em 15 de fevereiro próximo, Mauri Torres deixará a presidência do órgão, que será assumida pelo conselheiro Gilberto Diniz para o biênio 2023-2024.

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine