Presidente participa da posse de novos dirigentes do Instituto Histórico e Geográfico do Estado
A solenidade ainda celebrou os 118 anos da entidade e oficializou a entrega da Medalha de Honra Israel Pinheiro. Tadeu Leite foi um dos agraciados.
Em solenidade que celebrou os 118 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), realizada na manhã desta sexta-feira (15/8/25), foram empossados a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da entidade para o triênio 2025-2028.
Durante a cerimônia também foi entregue a Medalha de Honra Israel Pinheiro, comenda concedida a personalidades e entidades por serviços prestados ao IHGMG. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), foi um dos agraciados.
Convidado a se pronunciar em nome do conjunto dos condecorados, o chefe do Parlamento estadual agradeceu a honraria concedida, ressaltando a importância do instituto na preservação da cultura e da história do Estado.
Tadeu Leite ainda salientou que, muitas vezes, o acervo do instituto é um apoio para o trabalho legislativo.
Além do presidente da ALMG, a solenidade contou com a presença de autoridades como o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, e o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Professor Juliano Lopes, entre outros representantes de entidades e órgãos públicos do Estado.
Guardião da história e da cultura de Minas Gerais
Fundado em 15 de agosto 1907, o IHGMG é uma entidade civil, sem fins lucrativos, informa o portal da entidade. De caráter científico e educacional, é a mais antiga entidade privada cultural do Estado.
O IHGMG é composto por profissionais e estudiosos de diversas áreas e tem o propósito de preservar e promover a história e a cultura de Minas Gerais, por meio de estudos, pesquisas e divulgações, fazendo um elo entre o passado e o presente.
O acervo do IHGMG conta com mais de 25 mil livros e cerca de 1.100 mapas raros. O IHGMG conta com 100 associados efetivos com respectivas cadeiras e patronos. Também possui membros correspondentes, honorários e beneméritos.
O portal informa, ainda, que o Instituto tem parceria com órgãos e instituições públicas e privadas, recebendo, diariamente, estudantes, professores, pesquisadores, historiadores e público interessado em conhecer o acervo.

