Presidente da Assembleia de Minas recebe o Troféu Alferes Tiradentes
Homenagem foi concedida pelo Clube dos Oficiais Militares Mineiros, em Belo Horizonte.
29/04/2024 - 22:29 - Atualizado em 30/04/2024 - 10:07O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), recebeu, na noite desta segunda-feira (29/4/24), o Troféu Alferes Tiradentes. A premiação foi concedida pelo Clube dos Oficiais Militares Mineiros em sua sede, no bairro Prado, região Oeste de Belo Horizonte. Ela evoca os ideais libertários do mártir da Inconfidência e busca valorizar cidadãos que tenham se destacado na comunidade.
Neste ano foram homenageados 72 militares e civis. Entre as autoridades que prestigiaram o evento estiveram o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Piassi; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Erlon Dias do Nascimento.
Orador oficial da cerimônia, o deputado Tadeu Martins Leite afirmou que se sentiu honrado e emocionado com a homenagem recebida. Ele destacou o legado de compromisso e dedicação do Clube dos Oficiais e exaltou as trajetórias dos homenageados e das homenageadas. Além disso, o chefe do Parlamento mineiro lembrou a luta de Tiradentes na defesa da liberdade e da democracia.
O presidente do Clube dos Oficiais, coronel José Guilherme do Couto, aludiu aos heróis para enfatizar a relevância deles para a construção de um país e reforçou o compromisso da instituição com os valores partilhados pelo mártir da Inconfidência. O coronel também citou as dificuldades enfrentadas pelo sistema de segurança pública em Minas Gerais e cobrou o governador Romeu Zema (Novo) em relação a promessas feitas à categoria, ao longo dos últimos anos.
Tiradentes integrou a Cavalaria de Minas
O troféu foi instituído pelo Clube dos Oficiais em 1983 com o objetivo de honrar e perpetuar a memória do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que integrou o Regimento Regular da Cavalaria de Minas Gerais.
A premiação é entregue anualmente no mês de abril para lembrar a Inconfidência Mineira e o aniversário da fundação do Clube dos Oficiais, que completa 76 anos em 2024.