Polícia Militar de Minas Gerais será homenageada na Assembleia
Reunião Especial, nesta quinta-feira (29), vai celebrar os 250 anos de criação da PMMG, fundada em 1775.
28/05/2025 - 09:48A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza Reunião Especial de Plenário nesta quinta-feira (29/5/25), às 19 horas, para homenagear a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) pelos 250 anos de sua fundação. A iniciativa de promovor a reunião partiu do deputado Sargento Rodrigues (PL).
“Nossos policiais militares não medem esforços para prevenir e reprimir o crime. Enquanto todos dormem, eles estão a patrulhar as ruas, a desarmar bandidos, a socorrer vítimas de acidentes de trânsito e a todos que os chamam pelo telefone 190”, afirma o parlamentar.
Sargento Rodrigues destaca ainda que o trabalho dos PMs não se limita ao combate à criminalidade. “Os policiais que atuam contra criminosos são os mesmos que socorrem uma gestante prestes a dar a luz ou um lavrador que foi picado por uma cobra ou ainda um trabalhador que sofreu um acidente em sua atividade profissional”, completa.
Sob a direção do comandante-geral coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, a Polícia Militar de Minas Gerais conta hoje com um efetivo de 38.339 militares, entre ativos e designados para o serviço ativo, além de 4.812 servidores civis que atuam em funções administrativas, técnicas e de apoio escolar. A instituição está presente em todo o Estado, com sedes distribuídas em 19 cidades mineiras.
Cavalaria de Minas deu origem à PM
No dia 9 de junho de 1775, foi instaurado pelo então governador de Minas Gerais, Dom Antônio de Noronha, o Regimento Regular de Cavalaria de Minas, que viria a se tornar a PMMG. Sediado em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, o órgão tinha como intuito cumprir missões de natureza militar e policial na prevenção e repressão de crimes.
Com a Proclamação da República, a então Força Pública de Minas Gerais passou por uma reestruturação com foco em treinamento militar, o que garantiu reconhecimento nacional nas décadas de 1920 e 1930.
Em 1969, o Decreto-Lei 667 conferiu às polícias militares a missão constitucional de manter a ordem pública e a exclusividade do policiamento ostensivo, extinguindo outras forças uniformizadas e redefinindo o conceito de autoridade policial. Em 1981, foi criada a Companhia de Polícia Feminina de Belo Horizonte.
A Constituição de 1988 consolidou um Sistema de Segurança Pública interligado e funcionalmente cooperativo, promovendo a autonomia das instituições e estabelecendo diretrizes para uma atuação cidadã.
