Notícias

Plenárias encerram etapa municipal do PJ Minas

Estudantes definem propostas sobre “Juventude e Direitos Culturais” que serão analisadas na fase regional.

Imagem

A etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2025 está chegando ao fim. Após as oficinas políticas e temáticas, as plenárias são realizadas em cada uma das cidades inscritas para que os participantes façam o diagnóstico das demandas locais e definam as propostas a serem priorizadas na etapa regional.

O PJ Minas é uma das maiores iniciativas de participação legislativa jovem do País, desenvolvida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas.

Durante as atividades, estudantes do Ensino Médio de 150 municípios, distribuídos em 19 polos regionais, refletiram sobre “Juventude e Direitos Culturais”, o tema desta edição. Ele é subdividido em três subtemas: “A Juventude e a Cultura como Direito”, “A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social” e “Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania”.

Os adolescentes também realizaram pesquisa de campo e treinaram técnicas de redação. No início de junho, começaram as plenárias municipais. O primeiro encontro foi em Jacuí, no Polo Sudoeste, no dia 10/6, e os últimos serão em Janaúba e Luislândia, no Polo União Norte, no dia 6/8.

As plenárias ocorrem nas Câmaras de Vereadores locais. Além de selecionarem propostas, os jovens escolhem representantes para a etapa regional e indicam um tema para a edição do PJ Minas de 2026. Essa sugestão é apresentada em nome do município e, na próxima fase, serão escolhidas as ideias representantes de cada polo. Durante a plenária estadual, os participantes terão a oportunidade de defender e votar três indicações de temas.

Em todas as etapas, as escolhas são feitas por meio de votação. A orientação é que as sugestões sejam viáveis, originais e relevantes. Informações como dados, análises estatísticas e legislação são disponibilizadas para os estudantes, de modo a auxiliar na definição da melhor alternativa.

Protagonismo feminino

A plenária de Bom Jardim de Minas, no Polo Vertentes, foi completamente composta e conduzida por mulheres. Como destaca a coordenadora do programa no município, Kelly Fonseca, foi especial ver o protagonismo político feminino na Câmara Municipal. As adolescentes puderam trabalhar sua confiança e demonstraram desenvoltura no comando dos trabalhos, em transmissão ao vivo no canal da Câmara no YouTube.

Em relação às propostas priorizadas, duas chamaram a atenção: a criação de um parque cultural para jovens de baixa renda, com o acesso gratuito a eventos e equipamentos culturais, e a instituição de um prêmio estadual de reconhecimento a jovens líderes culturais.

Em Juiz de Fora, propostas podem se tornar leis

Uma das maiores cidades de Minas Gerais, Juiz de Fora, no Polo Zona da Mata II, reuniu 34 participantes na sua plenária. O coordenador no município, Marco Polo Germano, ficou surpreso, positivamente, com a tranquilidade, organização e participação dos estudantes.

Mas o destaque ficou para a possibilidade de integração dos adolescentes com a Câmara Municipal. Foi agendada uma reunião das Comissões de Educação e Cultura e de Participação Popular com os estudantes, para avaliar a possível adaptação de propostas priorizadas na plenária para a realidade da cidade.

Uma das propostas é a implementação, por parte da Secretaria de Estado de Educação, de programas de atividades extracurriculares voltadas à expressão cultural nas escolas de Ensino Médio da rede pública. Outras abrangem a criação de um programa estadual para a formação e participação juvenil nas políticas culturais e um projeto que une conhecimento e cultura, com passeios para explorar o patrimônio cultural de cidades mineiras.

Vontade de fazer a diferença

A interação com os vereadores também foi grande em Unaí, no Polo Noroeste, como relatou o participante Paulo César Martins, de 17 anos. Na sua estreia no Parlamento Jovem, ele já presidiu os trabalhos na plenária municipal.

O adolescente reforçou o engajamento da turma, o debate sadio na hora de defender as melhores propostas e a disponibilidade dos parlamentares locais para auxiliá-los. Eles ajudaram os estudantes a interpretar o cenário político, na perspectiva do que pode ser feito para alavancar a cidadania. Esse envolvimento e a vontade de fazer a diferença fortaleceram a motivação de Paulo César para um dia ingressar na política.

Rafaela Junkes, de 15 anos, foi selecionada na plenária de Pouso Alegre, no Polo Sul I, para ser uma das representantes do município na etapa regional. Ela teve a oportunidade de exercitar sua liderança na defesa da própria candidatura, quando, mesmo nervosa, conseguiu transmitir o seu ponto de vista e foi escolhida por unanimidade.

Os estudantes se dividiram quanto à proposta de divulgação ou de criação de eventos culturais, mas mais uma vez prevaleceu a ideia defendida por Rafaela, de investir na divulgação para dar visibilidade aos eventos já existentes.

Para 2026, Pouso Alegre definiu “saneamento básico” como o tema a ser discutido. Em Unaí, a escolha foi pelo tema “mentoria e plano de carreira para os jovens”.

Parlamento Jovem de Minas 2025

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine