Notícias

Paróquia centenária em Vespasiano será homenageada pela Assembleia

Reunião Especial de Plenário, solicitada por vários parlamentares, será realizada nesta segunda-feira (6), às 19 horas.

31/10/2023 - 16:24

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta segunda-feira (6/11/23), às 19 horas, Reunião Especial em homenagem aos 100 anos da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O requerimento para a solenidade foi assinado por vários parlamentares, sendo a primeira signatária a deputada Nayara Rocha (PP).

Botão

Ao justificar a homenagem, ela destaca que a história da paróquia começou em 1921, ou seja, 27 anos antes da emancipação de Vespasiano, que se deu em 1948. Até então, a paróquia esteve ligada ao município de Santa Luzia e sua extensão abrangia também São José da Lapa, ambos na RMBH. Nayara Rocha destaca que o aniversário de cem anos ocorreu em 2021, mas, em função da pandemia, não foi possível realizar a confraternização.

Figuras importantes da história da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes são citadas no requerimento, como o primeiro vigário, padre Francisco Goulart de Souza, nomeado em 1921, e o atual, padre Lauro, que está à frente desse trabalho há mais de 40 anos. A construção da matriz também é destacada, com a doação do terreno por dona Marianna da Costa, e a do sino, por Francisco Antônio de Lima. A igreja foi inaugurada em 1942.

Comissão de Saúde - debate sobre a prevenção da gravidez na adolescência

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine