Parlamentares prestam homenagem à CNN Brasil
Reunião Especial de Plenário celebrou a importância do canal de notícias na prestação de informações à população.
O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na manhã desta sexta-feira (31/10/25), Reunião Especial em homenagem ao canal de notícias CNN Brasil.
A solenidade contou com a presença do presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB), e do deputado Carlos Henrique (Republicanos), solicitantes da homenagem. Também estiveram presentes a conselheira e acionista da CNN Brasil, Maria Fernanda Menin, e do CEO da CNN Brasil e deputado licenciado João Vítor Xavier (Cidadania), entre outras autoridades.
A CNN Brasil foi o primeiro canal de notícias do País a estrear antes no meio digital, e depois na televisão. A estreia na televisão aconteceu em 15 de março de 2020, após a assinatura de acordo com a CNN Internacional.
Desafios do jornalismo
A conselheira da CNN Brasil Maria Fernanda Menin agradeceu a homenagem e falou sobre os desafios do jornalismo hoje.
Para ela, o momento em que vivemos, em que as notícias circulam pelo mundo em questões de segundos, o compromisso com a verdade e a confiabilidade das informações se tornaram mais importantes. Segundo ela, garantir informação confiável, clara e acessível não é um diferencial, mas um direito fundamental de cada cidadão e um pilar que sustenta a vida democrática.
Fernanda Menin ainda comentou sobre o trabalho da emissora no país e destacou que a CNN Brasil contribui para a inserção do país de forma ainda mais firme no mundo, ao contar histórias brasileiras para além das nossas fronteiras.
“A CNN Brasil reafirma hoje o seu propósito: servir ao público com jornalismo independente, plural, inovador e incansável na busca pela verdade. Seguiremos atentos, presentes e comprometidos com o país, porque um Brasil informado é um Brasil mais forte”, considerou.
Fortalecimento da democracia
Os deputados Tadeu Leite e Carlos Henrique destacaram o importante papel da CNN Brasil para o fortalecimento da democracia no Brasil.
Tadeu Leite apontou que a emissora, desde a estreia no Brasil,tem exercido, com inteligência, coragem e ética, o papel essencial de atuar como instrumento para o exercício pleno da cidadania e, assim, garantir o direito do cidadão de ser bem informado.
O parlamentar apontou que a CNN Brasil trouxe consigo uma marca que ultrapassa fronteiras e o padrão de qualidade e a credibilidade de uma das maiores redes jornalísticas do mundo. Para ele, inspirada nos princípios de grandes referências do jornalismo mundial, a CNN Brasil reafirma a importância de um jornalismo que serve ao público e não a interesses particulares.
Já o deputado Carlos Henrique falou sobre a história do canal, que nasceu nos Estados Unidos, com a missão de transmitir notícias 24 horas por dia. Ele apontou que a CNN é um veículo de comunicação que traz consigo a marca da credibilidade e inovação, contribuindo para informar a população e possibilitando que cada um forme opinião sobre fatos da atualidade.
Ele apontou que, apesar de ainda estar no Brasil há relativamente pouco tempo, a emissora já se destaca como um importante canal de informação da população, contribuindo para a promoção da democracia no país.
Para Carlos Henrique, a CNN Brasil cumpre a importante missão ao oferecer a população brasileira mais uma fonte de informação, ao competir em pé de igualdade com outros canais de informação 24 horas por dia, contribuindo para o dinamismo do mercado de comunicação.
O canal
Com programação multiplataforma 24 horas, é possível acompanhar a CNN Brasil pelas principais operadoras de TV por assinatura, pelo site, pelas redes sociais, pelo Youtube e por plataformas de podcast. Ou ainda receber conteúdo jornalístico via e-mail, por meio de newsletters.
A empresa tem sede na capital paulista, escritório em Brasília, repórteres espalhados pelo País e correspondentes internacionais, contando com jornalistas, apresentadores e comentaristas e uma programação feita para o público brasileiro.
Segundo a empresa, a CNN Brasil conta com um conselho editorial autônomo responsável por todo conteúdo da programação do veículo que atua para reafirmar o compromisso com a independência editorial.
