Notícias

Parlamentares da ALMG recebem Medalha Juscelino Kubitschek 

Presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite, participou da solenidade em Diamantina, nesta sexta-feira (12). 

Imagem

O ex-presidente da República Juscelino Kubitschek (JK) tinha um sonho: fazer o Brasil crescer 50 anos em 5. Nesta sexta-feira (12/9/25), em Diamantina (Região Central), 120 pessoas e instituições receberam a medalha que leva o nome do político mineiro, justamente por contribuírem para o desenvolvimento econômico e social do município, Estado ou País. 

Dentre elas, 14 parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foram agraciados com a honraria. A solenidade da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek foi realizada no Largo Dom João, na cidade natal de JK, que também foi prefeito de Belo Horizonte e governador de Minas Gerais.

Receberam a comenda das mãos do Presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), as deputadas Chiara Biondini (PP), Maria Clara Marra (PSDB) e Nayara Rocha (PP); e os deputados Bim da Ambulância (Avante), Ricardo Campos (PT), Rodrigo Lopes (União), Vitório Júnior (PP), Zé Laviola (Novo) e Enes Cândido (Republicanos).

Já os parlamentares Oscar Teixeira (PP), Lud Falcão (Podemos), Lucas Lasmar (Rede), Lohanna (PV), e Grego da Fundação (PMN) não estiveram no evento e receberão a medalha posteriormente.

Autoridades destacam o legado do ex-presidente

O presidente da ALMG compôs o dispositivo de honra ao lado do governador Romeu Zema e do prefeito de Diamantina, Geferson Giordani Burgarelli.

Tadeu Leite, que recebeu a Grande Medalha em 2023, lembrou naquele evento, quando foi orador da cerimônia, que o compromisso da Assembleia de Minas, assim como foi o de JK, é trabalhar em prol de um futuro mais próspero e justo para toda a sociedade mineira.

O prefeito Geferson Burgarelli disse que JK foi “um dos maiores estadistas do país e que sua força ainda vive na nossa gente”. Ele falou, ainda, que a medalha volta a ser realizada em praça pública para devolver a cerimônia ao povo. “Daqui saíram as inspirações que moldaram a visão de Jk”, destacou. 

Para o prefeito, homenagear JK nos lembra sobre sonhar o impossível e trabalhar com coragem para transformar realidades: “Assim a gente promove o encontro da memória com o futuro que queremos construir”. 

Já o governador Romeu Zema disse que relembrar a trajetória de JK é apostar na capacidade do mineiro de mudar a história. “Venceu pelos estudos, formando-se em medicina, mas sua vocação pública falou mais alto, o que trouxe muitas realizações para Minas e o Brasil”, enfatizou Zema. 

“O legado de JK não está restrito a obras, mas também na sua reconhecida capacidade de nos dar esperanças para a superação dos desafios do Brasil. Que essa confiança depositada em JK ressurja no presente e no futuro”, salientou o governador. 

Instituída pela Lei 11.902, de1995, a Medalha JK completa 30 anos. A homenagem é concedida em dois graus distintos, de acordo com os critérios estabelecidos na lei: a Grande Medalha e a Medalha de Honra.

Solenidade de entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine