Notícias

PEC da sustentabilidade já está pronta para votação definitiva

Proposta foi alterada em comissão para ser votada em segundo turno.

Imagem

Está pronta para ser votada de forma definitiva, em 2º turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19, que visa inserir a sustentabilidade como um dos princípios da administração pública estadual. Na tarde desta quinta-feira (22/12/22), a comissão especial formada para analisá-la recomendou sua aprovação com alterações, na forma de um novo texto, o substitutivo nº 1.

O novo texto foi apresentado pelo presidente e relator da comissão especial, deputado Sávio Souza Cruz (MDB).

Botão

Encabeçada pelo deputado Inácio Franco (PV) e com as assinaturas de mais um terço dos membros da Assembleia, a proposta, originalmente, dá nova redação ao caput do artigo 13º da Constituição do Estado para inserir mais um princípio para a administração pública, o da sustentabilidade.

O artigo alterado determina os princípios que devem nortear a administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e razoabilidade.

O novo texto apresentado em segundo turno propõe, ainda, alterações nos dispositivos que cuidam dos percentuais de aprovação e execução das emendas individuais apresentadas ao orçamento. De acordo com o relator, essas alterações tem o objetivo de "manter o paralelismo com as recentes alterações promovidas pela Emenda Constitucional nº 126, de 2022, no âmbito da União".

Outra alteração proposta no novo texto é a inclusão do parágrafo 8º no artigo 53 determinando que o recesso corresponde ao período de férias dos deputados.

Vídeo
Comissão Especial - análise da PEC nº 6/2019
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Sustentabilidade deve se tornar princípio da administração pública em MG TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine