Novo secretário do Conselho Curador da Funadesp será homenageado
Nesta quarta (26), Adriano Ribeiro receberá voto de congratulações da ALMG pelo cargo na fundação do ensino superior particular.
Eleito secretário do Conselho Curador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp), o professor Adriano da Silva Ribeiro vai receber voto de congratulações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em audiência pública nesta quarta-feira (26/11/25), a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia fará a entrega do diploma referente ao voto.
O autor do requerimento pela homenagem é o deputado Professor Cleiton (PV). “Sempre repito que, embora eu seja deputado, com muita honra sempre serei professor”, afirmou.
Professor Doutor da Graduação e do Mestrado em Direito da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), de Belo Horizonte, Adriano da Silva Ribeiro foi eleito secretário do Conselho Curador da Funadesp em 13 de agosto deste ano. Na ocasião, ele considerou “uma honra, mas, também, uma responsabilidade assumir tal função na Fudedesp”.
Segundo Silva Ribeiro, a fundação tem a nobre missão de propiciar às instituições de ensino superior (IES) a busca continuada da qualidade e da relevância nas atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.
A função de secretário do conselho curador estava vaga desde maio de 2025, quando ocorreu a eleição de presidente do órgão, vencida pelo professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, da Universidade do Vale do Taquari (Univates). À época, também foram eleitos para a nova diretoria: o 1º vice-presidente, Sérgio Fiuza de Mello Mendes, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa); e o 2º vice-presidente, Rafael Catani Lima, do Centro Universitário da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Bebedouro (Unifafibe).
Adriano da Silva Ribeiro é professor permanente no programa de pós-graduação em direito (PPGD) da Fumec e na graduação em direito. Também é professor na pós-graduação da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (EJEF/TJMG) e ainda, professor orientador no grupo educacional para o Instituto de Educação Superior Latino-Americano da Escola Superior de Justiça (Iesla/Esjus).
O eleito tem pós-doutorado em direito pelo programa de pós-graduação stricto sensu em direito da Universidade Fumec e doutorado em ciências jurídicas e sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA). Também é mestre em direito pela Fumec. Editor assistente e responsável técnico na Revista Meritum do PPGD/Fumec, Adriano Ribeiro é articulista e parecerista de periódicos jurídicos nacionais e internacionais.
O novo secretário do conselho do Funadesp é ainda coautor e organizador dos livros “Direito Público e Sociedade”, “Direito público em perspectiva”, “Pensando a solução de conflitos” e “Direito, processo civil e ensino: Estudos em homenagem ao professor Sérgio Henriques Zandona Freitas”. Membro da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC) e do Comitê de Ética em Pesquisa da Fumec no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).
