Notícias

Ministro do Trabalho debate atuação da pasta em audiência na ALMG

Debate da Comissão do Trabalho será nesta segunda (5), a partir das 16 horas. Entre outros temas, Luiz Marinho falará sobre fortalecimento da negociação coletiva e a atualização do sistema sindical brasileiro.

02/06/2023 - 13:08
Imagem

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, é esperado na audiência pública que a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social realiza nesta segunda-feira (5/6/23), a partir das 16 horas, no Espaço José Aparecido de Oliveira (Edjao) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento para a realização do evento é do vice-presidente da comissão, deputado Celinho Sintrocel (PCdoB).

Em pauta no debate estará o projeto de valorização e fortalecimento da negociação coletiva e a atualização do sistema sindical brasileiro, bem como as propostas, iniciativas e políticas públicas desenvolvidas pelo ministério em diversas áreas.

Botão

Entre os temas na lista de discussões com o ministro referente à atuação da sua pasta estão, por exemplo, as relações e inspeção do trabalho, proteção ao trabalhador, manutenção do cadastro de sindicatos, produção de dados estatísticos sobre emprego, evolução salarial, admissões, desligamentos e outras informações do mercado de trabalho e, ainda, qualificação e fomento à geração de emprego e renda.

Citação

Trajetória começou como sindicalista no ABC

Ex-prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho voltou a ser ministro, no governo Lula, depois de ter comandado a mesma pasta entre 2005 e 2007. Ele também foi o titular do Ministério da Previdência Social entre 2007 e 2008.

Marinho deixou o governo federal no final de 2008 para concorrer à prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), município que comandou de 2009 a 2016. Atualmente, ele preside o diretório estadual do PT em São Paulo e foi eleito deputado federal nas eleições de outubro último.

Luiz Marinho é formado em Direito, mas acumula uma longa trajetória como sindicalista e político. Foi nos anos de 1970, como operário de uma montadora, que iniciou a participação em movimento sindical que se fortalecia, à época, na região no entorno da capital, conhecida como ABC.

Em 1996, chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – o mesmo que, duas décadas antes, foi presidido por Lula. Permaneceu no cargo até 2003, quando assumiu a presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Além do ministro, foi convidado o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Minas Gerais, Carlos Calazans. Também são esperados para a reunião da Comissão do Trabalho representantes da Procuradoria Regional do Trabalho em Minas Gerais e do Tribunal Regional do Trabalho, ambos da 3ª Região.

Foram chamados ainda representantes de diversas associações, partidos, sindicatos e centrais sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas), PSTU, Central Sindical e Popular (Conlutas), Força Sindical Estadual de Minas Gerais, Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas (Sindbref), Nova Central Sindical de Trabalhadores, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Intersindical - Central da Classe Trabalhadora e Pública - Central do Servidor.

7º Congresso Anual do Contencioso Tributário da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
“A classe trabalhadora ficou sem ser ouvida durante seis anos no Brasil. Com o governo Lula nós voltamos a ter voz e ser ouvidos. Agora, mais do que nunca, é a hora de nos unirmos pra reconstruir o País”.
Celinho Sintrocel
Dep. Celinho Sintrocel

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine