Notícias

Minas Gerais pode passar a comemorar o Dia do Heavy Metal

Comissão de Cultura vai debater projeto que cria a data, a ser celebrada em 1º de novembro. 

- Atualizado em 07/07/2025 - 11:30
Imagem

Com o objetivo de debater o Projeto de Lei (PL) 3.388/25, do deputado Professor Cleiton (PV), que institui o Dia do Heavy Metal no Estado, a Comissão de Cultura realiza reunião nesta terça-feira (8/7/25), às 9h30, no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Solicitada pelo autor do projeto, que é também o presidente da comissão, a audiência pública será promovida para atender ao disposto na Lei 22.858, de 2018, que fixa critério para a instituição de data comemorativa estadual.

Botão

Se o projeto, já enviado às Comissões de Constituição e Justiça e de Cultura para emissão de parecer, virar lei, o Dia Estadual do Heavy Metal de Minas Gerais será celebrado anualmente em 1º de Novembro no Estado.

A proposição prevê que as atividades culturais e educativas de promoção e valorização do gênero serão realizadas no mês de novembro, que passará a ter o reconhecimento oficial como o Mês do Heavy Metal de Minas Gerais. O projeto destaca que a data oficial busca valorizar e incentivar o importante estilo musical, que já se incorporou à cultura mineira, com grande influência em níveis nacional e internacional.

Segundo justificativa do autor, a proposta busca promover a cultura do heavy metal no Estado, reconhecendo sua importância histórica, cultural e social para Minas, em especial para Belo Horizonte, que se consolidou como um polos do gênero na América Latina e no mundo.

BH berço do metal brasileiro

A Capital mineira é reconhecida como berço do heavy metal brasileiro desde a década de 1980, quando surgiram bandas pioneiras e influentes como Sepultura, Overdose e Sarcófago, além de outras que vieram depois.

O dia 1º de novembro foi escolhido por ser a data de lançamento de Morbid Visions, primeiro álbum do Sepultura, um dos primeiros discos de death metal e black metal do mundo, em 1986.

O lançamento ocorreu na loja e gravadora Cogumelo Discos e Fitas, em Belo Horizonte, um marco que consolidou a cidade como um centro do metal extremo no cenário global. O álbum não apenas colocou a banda no mapa do metal mundial, mas também ajudou a definir o som e a identidade do estilo no Brasil, influenciando bandas e fãs ao redor do planeta.

A criação do Dia e do Mês do Heavy Metal atrairia eventos culturais, shows, exposições, palestras e workshops que celebrem esse gênero e sua história, assim como turistas do Brasil e do mundo, impactando positivamente a economia local.

Citação

Para o deputado, a proposta também reconhece o papel das bandas mineiras na construção de uma cena musical única e influente, que colocou o Brasil no mapa global do heavy metal.

Para a audiência pública desta terça-feira (8), foram convidados o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas José de Oliveira; a vereadora de Belo Horizonte Michelly Siqueira; além de integrantes dos grupos citados e, ainda, das bandas Chakal e Mutilador.

“O heavy metal é mais que um gênero musical; é uma expressão cultural que reúne milhares de fãs e artistas em torno de valores como liberdade, resistência e criatividade; a data é uma forma de homenagear essa cultura e seus protagonistas, além de incentivar novas gerações a conhecerem e preservarem esse legado”
Professor Cleiton
Dep. Professor Cleiton

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine