Jovens comemoram participação política na abertura do PJ Minas
Programação do 21º Parlamento Jovem começou hoje (dia 17) e segue até sexta (dia 19).
A etapa final da 21ª edição do Parlamento Jovem (PJ Minas) começou nesta quarta-feira (17/9/25), com a celebração da participação política da juventude. Até a próxima sexta-feira (19/9/25), representantes de 149 municípios apresentam, discutem e votam demandas sobre direitos culturais na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Durante a cerimônia de abertura, realizada no Auditório José Alencar, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), reconheceu o momento como o mais alegre do ano na Casa Legislativa. Ele fez menção à própria trajetória, lembrando que começou cedo a participar da política e ressaltando a importância do envolvimento dos jovens.
“A gente sente falta da juventude ocupando esse espaço aqui no Parlamento”, observou a 1ª vice-presidenta da ALMG, deputada Leninha (PT). Também fazendo referência à sua história, evidenciou a esperança simbolizada pela presença de mulheres, pessoas negras e de famílias não tradicionais na política, nos espaços decisórios.
Além deles, outros parlamentares prestigiaram o encontro. Representando o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o juiz Carlos Donizetti salientou que “este é um grande projeto de inclusão”, importante para preservar o Estado Democrático de Direito.
Desenvolvido pela ALMG por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas, o PJ Minas é um programa de formação política dividido nas etapas municipal, regional e estadual. Segundo a gerente-geral da Escola, Ruth Schmitz de Castro, trata-se de uma experiência inédita no Brasil.
“Acreditamos na educação política cidadã”, salientou coordenadora
A coordenadora Maísa Vieira, de Jacuí (Sudoeste), ressaltou o comprometimento dos participantes e o caminho de amadurecimento percorrido coletivamente. “Acreditamos na educação política cidadã, pois ela tem poder para transformar a nossa vida”, afirmou.
Fazendo sua estreia no PJ Minas, Vitória de Faria veio de Unaí (Noroeste). Ela tem 16 anos, está cursando o 2º ano do ensino médio e defendeu o reforço do ensino da cultura. “Estar aqui é uma oportunidade única, vai ficar marcado para sempre”, garantiu.
Assim como sua conterrânea, Tayná Sousa frisou a gratidão pela chance de se engajar no debate sobre políticas públicas. “Essa experiência transformou a minha vida”, avaliou. Ela veio para defender programas de revitalização de espaços culturais.
Representando Recreio (Zona da Mata), município estreante no PJ Minas, Gian Marco Arruda precisou superar a vergonha de interagir com colegas e se posicionar a favor de suas ideias. Ele tem 15 anos e está no 1º ano do ensino médio.
Da mesma região, Erick Viana, de 17 anos, decidiu se envolver no PJ pela segunda vez. Ele veio de Mar de Espanha para reivindicar a realização da Olimpíada Estadual da Juventude. Para o adolescente, o maior desafio foi conciliar o tempo dedicado à escola com a necessidade de estudar a realidade municipal e a prática legislativa para elaborar as propostas.
Tema da próxima edição será escolhido nesta quinta
Nesta 21ª edição, o tema “Juventude e direitos culturais” foi subdividido em “A juventude e a cultura como Direito”, “A organização das políticas culturais e a participação social” e “Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania”. Amanhã, os jovens vão definir o tema do próximo ano.
Nesta quinta, o dia foi dedicado às atividades de acolhida e entrosamento. Para amanhã, estão previstas reuniões de grupos de trabalho e coordenadores. Na sexta-feira (19/9/25), vai ser realizada a plenária estadual, quando as propostas votadas e aprovadas nas etapas anteriores serão defendidas e votadas.
O documento final com as demandas será entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia. As sugestões são agrupadas por subtema, na forma de propostas de ação legislativa (PLEs), que podem ser transformadas, entre outras iniciativas, em projetos de lei e em requerimentos de providências aos órgãos públicos