Indicados à Fundação João Pinheiro, Instituto de Metrologia e Loteria ressaltam trajetória no setor público
Após sabatina, Comissão Especial aprovou pedido de vista e não votou os pareceres, que devem ser apreciados posteriormente.
Em reunião nesta quarta-feira (28/5/25), a Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou a sabatina de Luciana Braga, Francisco José da Fonseca e Onésimo Moreira.
Eles foram indicados pelo governador do Estado para os cargos, respectivamente, de presidente da Fundação João Pinheiro (FJP), diretor-geral do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem) e diretor-geral da Loteria do Estado de Minas Gerais (Lemg).
Consultora da ALMG e cedida ao Executivo, Luciana apresentou sua trajetória, frisando que se formou em Administração Pública na FJP. Ao responder à relatora, deputada Ione Pinheiro (União), destacou os benefícios de consultoria gratuita prestada às prefeituras do interior por meio do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem).
Indicado ao Ipem, Francisco José tem experiência como servidor público nos âmbitos municipal e estadual. Ele descreveu que o instituto atua fiscalizando instrumentos como taxímetros, radares e bombas de gasolina.
Também verifica condições de segurança de produtos como brinquedos e bijuterias. Em resposta ao questionamento da deputada Ione Pinheiro, admitiu a redução das unidades regionais, que foram transformadas em postos avançados. Mas, segundo ele, com os cerca de R$ 2 milhões mensais destinados à manutenção do Ipem, a equipe se esforça para prestar um serviço de qualidade.
Na sua vez, Onésimo Moreira mencionou sua atuação diversa em cooperativas, supermercado e no mandato de vereador. Lembrou que a Loteria do Estado é responsável por projetos sociais em áreas como educação, segurança e esportes.
Reconheceu os desafios como falta de mão de obra e processos a serem apurados. Porém, como é formado em direito, afirmou que consegue prestar a assessoria jurídica para a entidade. Além, disso, respondendo à deputada Ione Pinheiro, explicou que pretende concentrar funcionários na área de operacionalização e fiscalização.
Assim que a deputada leu os pareceres, manifestando-se favoravelmente à aprovação das indicações, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) pediu vista dos documentos. Após ter mais tempo para analisá-los, os parlamentares devem realizar outra reunião para finalizar a discussão e votar os pareceres.
