IMA motiva audiência para valorização dos servidores
Reunião nesta quarta (3) vai discutir importância do Instituto Mineiro de Agropecuária e reivindicações de fiscais e assistentes do órgão.
02/05/2023 - 13:22Debater a valorização dos servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o objetivo de audiência pública que será realizada nesta quarta-feira (3/5/23), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A reunião será às 15 horas, no Auditório José Alencar, e foi solicitada pelo deputado Coronel Henrique (PL), vice-presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria.
Responsável pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal do Estado, o IMA atua na inspeção de produtos de origem animal, certificação de produtos agropecuários, educação sanitária e no apoio à agroindústria familiar.
Segundo o deputado, os servidores do órgão reivindicam reconhecimento profissional e a audiência servirá para mostrar a deputados e à população o importante trabalho desenvolvido pelo IMA.
Coronel Henrique frisa que os servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) tiveram uma melhoria na sua gratificação e os servidores do IMA lutam pela equivalência, para que também tenham as conquistas dos servidores da pasta.
"Vamos mostrar que deveremos valorizar os servidores sobre todos os aspectos, da estrutura da carreira, da valorização profissional e da melhoria salarial", pontua o parlamentar, para quem o Executivo deverá ser sensibilizado para essas reivindicações.
Febre aftosa
Em defesa do reconhecimento dos servidores, o deputado exemplifica que a atuação do IMA foi indispensável para que a vacinação do gado contra a febre aftosa pudesse ser suspensa em Minas Gerais recentemente, suspensão essa que faz parte de critérios do projeto nacional para ampliação de zonas livres da doença sem vacinação no país.
Para a audiência foram convidados representantes da Semad e do IMA e de entidades como o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários Estaduais, Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia e de Medicina Veterinária de Minas Gerais e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas (Faemg).