Notícias

Fundação Helena Antipoff é homenageada pelos seus 70 anos

ALMG destaca trabalho da fundação localizada em Ibirité, que oferece ensino gratuito e assistência médica.

Imagem

Nesta quinta-feira (13/11/25), a partir das 19 horas, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza Reunião Especial de Plenário para homenagear a Fundação Helena Antipoff  pelos 70 anos de sua criação. A homenagem é uma solicitação da deputada Ione Pinheiro (União), por meio de requerimento também assinado por outros 39 parlamentares.

Botão

Localizada em Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte), a Fundação Helena Antipoff pertence ao Governo do Estado e tem suas origens na Fazenda do Rosário, propriedade rural adquirida pela Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais em 1940. A princípio, o objetivo era instalar ali uma escola de ensino fundamental e atividades de profissionalização no meio rural para crianças e adolescentes excepcionais e em situação de risco social.

Em 1955, as instalações foram incorporadas ao Instituto Superior de Educação Rural (Iser), criado pelo Governo do Estado em cooperação com a Sociedade Pestalozzi. O Iser é considerado o marco inicial da Fundação Helena Antipoff. A instituição de ensino superior funcionava em regime de internato e atuava na pesquisa, orientação, supervisão e especialização em temas relacionados à educação rural. Em 1970, a instituição foi transformada na Fundação Estadual de Educação Rural (Feer).

O atual nome da instituição foi adotado em 1978, em homenagem a Helena Antipoff, psicóloga e pedagoga russa que viveu em Minas Gerais a partir de 1929, a convite do Governo do Estado, para participar de um programa de reforma do ensino.

Citação

A Fundação Helena Antipoff passou por diversas reestruturações e engloba hoje diversas unidades e serviços oferecidos gratuitamente. A Escola Sandoval Soares de Azevedo oferece ensino desde os anos iniciais, fundamental, médio, médio técnico integral e ensino de jovens e adultos (EJA). A Escola Técnica, de mesmo nome, oferece ensino técnico e profissionalizante. 

Há ainda uma biblioteca comunitária, área de esporte, núcleo de formação presencial e a distância e as oficinas pedagógicas Caio Martins, que oferecem à comunidade cursos de arte e artesanato.

A Clínica Édouard Claparède é destinada à comunidade infanto-juvenil do Município de Ibirité. Hoje, o serviço conta com o atendimento de profissionais na área de psicologia, nutrição, fisioterapia, serviço social, educação física e atendimento fonoaudiológico na área educacional e linguagem.

Além disso, os interessados em conhecer a vida e a obra da educadora Helena Antipoff podem acessar informações no museu construído em sua homenagem. Ela é reconhecida por seus trabalhos na área da psicologia da criança, sendo considerada pioneira na introdução da educação especial no País. 

Helena Antipoff deu início ao movimento pestalozziano brasileiro. A Sociedade Pestalozzi é um movimento em favor dos direitos e da inclusão de pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo. A educadora russo-brasileira fundou a primeira entidade em 1932, em Belo Horizonte, com o foco inicial em auxiliar as classes especiais das escolas públicas.

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - análise de proposições
"Na Fundação Helena Antipoff, o abraço está presente nos pequenos gestos, nos grandes momentos e em cada caminho que construímos juntos. São 70 anos abraçando vidas, mantendo vivo o legado de cuidado, educação e afeto."
Ione Pinheiro
Dep. Ione Pinheiro

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine