Fechamento ou fusão de escolas de educação especial volta ao debate
Reunião nesta quinta (6) é desdobramento de audiência anterior, onde foi relatado que alunos com deficiência podem ser prejudicados.
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia vai discutir em audiência nesta quinta-feira (6/11) os impactos da possível fusão ou fechamento das Escolas Estaduais Dona Argentina Vianna Castelo Branco, Pestalozzi e Francisco Sales e o Instituto São Rafael na oferta da educação especial pelo Estado.
A reunião será às 10 horas, no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e dará continuidade às discussões ocorridas em audiência pública anterior da comissão, em 9 de setembro. As duas reuniões foram pedidas pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidente da comissão, para acompanhar a situação.
Conforme relatos de pais de alunos, a ameaça de fechamento ou fusão da Escola Dona Argentina estaria sendo agravada por corte de merenda, interrupção de aula matinal e excesso de exigências burocráticas, prejudicando a rotina das pessoas com deficiência (PcDs) e dos cuidadores.
Segundo eles, mensagens sobre a possível interrupção das atividades escolares circularam na escola, gerando insegurança na comunidade.
“O tratamento com empatia e dignidade é o mínimo que se espera. Poucas coisas são tão violentas quanto o cidadão ser ignorado em sua realidade”, pontuou a presidenta da comissão após a escuta da comunidade e de representante da Secretaria de Estado de Educação SES), que confirmou a possibilidade de fusão da Escola Dona Argentina com a Escola Estadual Pestalozzi.
Foram convidados para a reunião desta quinta (6) representantes da SES, da Defensoria Pública, do Ministério Público, das quatro escolas e da comunidade escolar.
Audiência cancelada
Foi cancelada a audiência que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG realizaria, nesta quinta-feira (6/11/25), para debater impactos do fechamento e da fusão de escolas de educação especial.
O release a seguir foi publicado em 5/11/25, quando a reunião foi divulgada.