Notícias

Exposição na Assembleia celebra o aniversário de 250 anos da PM 

O presidente da Casa e vários parlamentares participaram da inauguração da mostra realizada nesta terça (8).

- Atualizado em 25/07/2025 - 16:24
Imagem

Uma exposição composta por objetos, totens com imagens e textos, além de vídeos que contam a história dos 250 anos de atividades da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi aberta, na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na manhã desta terça-feira (8/7/25). A mostra, que inicialmente estaria aberta até o dia 1º de agosto, foi prorrogada até 28 de agosto.

A exibição foi oficialmente aberta pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB), ao lado do comandante-geral da PMMG, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia. Diversos parlamentares da ALMG, entre os quais Sargento Rodrigues (PL), um dos representantes dos PMs na Casa, e a deputada Chiara Biondini (PP), pela Bancada Feminina do Parlamento mineiro, prestigiaram a atividade.

Na avaliação do presidente Tadeu Leite, sediar a mostra é uma forma de a Assembleia mostrar respeito pela PMMG, “homenageando e reconhecendo a importância da Polícia Militar de Minas Gerais", considerada a melhor do Brasil.

Imagem

O presidente lembrou que cerca de 6 mil pessoas circulam pela Casa diariamente e, com a exposição aberta na Galeria de Arte, escolas, autoridades, entre outros públicos da sociedade mineira, terão a oportunidade de conhecer melhor a história da Polícia Militar, que iniciou suas atividades em 9 de junho de 1775.

Segundo informações da PMMG, as imagens e vídeos expostos no Legislativo estadual integram uma série de eventos organizados para celebrar a passagem dos 250 anos da corporação. Iniciada em maio, a programação vai se estender ao logo de todo este ano. 

A programação incluiu, em 9 de junho, a entrega da Medalha Alferes Tiradentes, mais alta comenda da PMMG. O presidente da Assembleia e outros quatro parlamentares da Casa estiveram entre os agraciados. O nome da condecoração é uma homenagem ao herói dos Inconfidentes, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono da Polícia Militar de Minas Gerais.

A exposição

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 18 horas e tem entrada gratuita. A mostra aborda marcos históricos e contemporâneos desde 1775 aos dias atuais. São 100 fotos, além de vídeos, fardamentos históricos, objetos simbólicos, cópias de documentos, apetrechos de campanhas e muitos outros conteúdos. 

Vídeo

Instituição acompanha trajetória do Estado

A PMMG é a primeira Polícia Militar do País. Compõem a instituição aproximadamente 40 mil militares e 4,5 mil servidores civis. Opera em 19 regiões, atendendo aos 853 municípios do Estado.

A instituição nasceu em 1775, quando o Estado ainda era uma capitania, e tem acompanhado toda a trajetória de Minas Gerais. Ganhou a configuração atual durante o Estado Novo, na década de 1940. 

Várias personalidades mineiras passaram pela corporação, como Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), herói da Inconfidência Mineira; o escritor e diplomata Guimarães Rosa, oficial médico da PMMG; e o presidente e governador do Estado, Juscelino Kubitschek, também oficial médico da corporação.

Hoje conta com vários serviços para atender demandas da comunidade, como policiamento ostensivo, trânsito, meio ambiente, violência doméstica, patrulha rural, escolar, entre outros. 

Abertura da Exposição Comemorativa 250 anos da PMMG
Abertura da Exposição Comemorativa 250 anos da PMMG

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Exposição comemora os 250 anos da PMMG TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine