Notícias

Expansão dos ensinos superior e técnico nos Vales do Aço e do Rio Doce será debatida

Comissão de Educação vai ouvir representantes da região, nesta segunda-feira (10), buscando ampliar rede federal de educação.

07/07/2023 - 19:31
Imagem

Discutir o fortalecimento e a expansão dos ensinos superior e técnico nos Vales do Aço e do Rio Doce como política de reparação pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana (Central).

Esse é o tema da audiência pública que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove nesta segunda-feira (10/7/23). Solicitada pela presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), a reunião será às 16 horas, no Auditório José Alencar.

Botão

De acordo com informações do gabinete da parlamentar, os Vales do Aço e do Rio Doce sofrem com a falta de universidades e institutos públicos, especialmente federais. A população padece com essa carência, demonstrada pela falta de estrutura, investimentos e incentivo à educação. Essa situação teria se complicado com o rompimento da barragem da Samarco, mineradora controlada pela Vale e pela BHP Biliton, em novembro de 2015.

Citação

Para Beatriz Cerqueira, é importante fazer uma construção coletiva envolvendo seu gabinete, pessoas da região, em parceria com o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), que ajudará nessa agenda em Brasília (DF).

Além desse parlamentar, foram convidados para a audiência desta segunda (10) representantes: da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, do Instituto Federal de Educação de Ipatinga, do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) naquela região, do Movimento dos Atingidos por Barragens, entre outros.

"Essas regiões precisam de maior presença de institutos de educação e universidade federais, essenciais como uma contrapartida no processo de repactuação do crime da Vale na Bacia do Rio Doce”.
Beatriz Cerqueira.
Dep. Beatriz Cerqueira.

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine