Notícias

Evento debate prevenção e tratamento do superendividamento

Inscrições estão abertas para encontro da próxima terça (18), que integra Fórum Técnico Direito do Consumidor: por melhores leis e relações de consumo.

Imagem

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar o quarto encontro do Fórum Técnico Direito do Consumidor: por melhores leis e relações de consumo na próxima terça-feira (18/11/25). Interessados em participar podem se inscrever até segunda (17).

No período da manhã, o evento vai ocorrer no Auditório José Alencar. A partir das 8h30, haverá o credenciamento e, a partir das 9h30, a abertura. O painel Prevenção e tratamento do superendividamento: um fenômeno crescente deve começar às 10 horas.

Os palestrantes vão abordar a efetividade da Lei Federal 14.181, de 2021, que trata do superendividamento, e também temas como educação financeira e educação para o consumo, proteção de hipervulneráveis contra o assédio comercial e a violência financeira, fraudes, atendimento ao superendividado e criação de núcleos de conciliação, entre outros.

O painel vai contar com os seguintes expositores:

Tabela

Após intervalo para almoço, o evento será retomado às 14 horas com grupos de trabalho na Escola do Legislativo (Av. Olegário Maciel, 2161, no Bairro de Lourdes). Os participantes vão discutir e apresentar propostas relacionadas ao tema do quarto encontro. O encerramento da atividade está previsto para 18 horas.

Fórum pretende fortalecer direitos dos consumidores

O fórum técnico, encabeçado pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, tem como objetivo discutir e elaborar propostas para fortalecer direitos dos consumidores.

Em 2025, comemoram-se 35 anos da sanção do Código de Defesa do Consumidor. No período, o Parlamento mineiro aprovou diversas leis estaduais relacionadas a direitos dos consumidores, em diferentes áreas.

Porém, situações novas decorrentes sobretudo da popularização da internet, trouxeram desafios e necessidade de atualizar a legislação.

A atividade teve início em agosto deste ano e outros três encontros temáticos já foram realizados. A etapa final está prevista para a semana do Dia do Consumidor, em março de 2026, quando serão apresentados os resultados das discussões. Na oportunidade, será eleito um comitê de representação para definir e promover os encaminhamentos das sugestões.

Consulta pública

Segue aberta até 28 de novembro consulta pública do fórum técnico, com a finalidade de ampliar o debate. Cidadãos de diversas regiões do Estado podem participar, propondo melhorias em leis e relações de consumo em Minas Gerais.

As contribuições serão analisadas e incorporadas ao documento final do evento, quando pertinentes.

3º Encontro | Fórum Técnico Direito do Consumidor: por melhores leis e relações de consumo (manhã)

Juliano Carneiro Veiga

Juiz de direito do TJMG e 1º vice-presidente do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação, no qual preside a Comissão de Superendividamento

Leonardo Garcia

Procurador do Estado do Espírito Santo e mestre em direitos difusos e coletivos

Elyenni Célida da Silva

Delegada, titular da 1ª Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, pós-graduada em ciências criminais e mestre em ciências sociais pela PUC-Minas

Cláudia Lima Marques

Relatora-geral da Comissão de Juristas do Senado Federal para a atualização do Código de Defesa do Consumidor. Professora titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Felipe Comarela Milanez

Coordenador do Núcleo de Direito do Consumidor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Doutor em direito civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal

Lillian Salgado

Presidente do Comitê Técnico do Instituto Defesa Coletiva e conselheira do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. Advogada especialista em direito do consumidor e ações coletivas

Alessandra de Almeida Camargo

Gerente de Normas e Relacionamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Advogada, com especialização em sistema de vigilância de produtos no mercado de consumo pela Universidade Pompeu Fabra, da Espanha

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine