Escolas Estaduais de Belo Horizonte recebem visitas técnicas
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia pretende averiguar lista de espera e também esvaziamento das instituições.
Na próxima sexta-feira (10/10/25), a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia vai à Escola Estadual Celmar Botelho Duarte, na Rua Belo Oriente, 845, Bairro Providência, e à Escola Estadual Professor Alberto Mazoni Andrade, localizada na Rua Oscar Lobo Pereira, 390, Bairro Minaslândia, ambas localizadas em Belo Horizonte. As visitas começam a partir das 16 horas.
Proposto pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da comissão, o objetivo das atividades é averiguar a lotação dos estudantes e a lista de espera para novas matrículas na Escola Estadual Celmar Botelho Duarte, além de ouvir a comunidade escolar sobre o possível fechamento da Escola Estadual Professor Alberto Mazoni Andrade, marcado para 31 de dezembro deste ano.
Os dois colégios vivem situações diferentes. A Escola Estadual Celmar Botelho Duarte apresenta alta procura de vagas por pais e responsáveis. A grande demanda faz com que a instituição tenha que lidar com uma lista de espera crescente, já que no momento não é possível atender a todos os pedidos de matrícula.
Por outro lado, a Escola Estadual Professor Alberto Mazoni Andrade está em processo de fechamento deste 2021. Com mais de 80 anos de existência, hoje o colégio, que já abrigou mais de 600 estudantes, conta com menos de 15 inscritos. A situação do colégio já foi pauta de audiência pública, que contou com a presença de pais e funcionários do local.
Foram convidados para compor a mesa pais e responsáveis pelos educandos, servidores e representantes da Secretaria Estadual de Educação, além de um representante do Ministério Público, Promotoria de Justiça de Defesa da Educação.
