Entrega de nova estação de metrô está prevista para janeiro de 2026
Comissão de Direitos Humanos confere como será o acesso de pedestres do metrô aos Bairros Novo Eldorado e Água Branca.
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, nesta quinta-feira (06/11/25), visita à estação de metrô Novo Eldorado, em Contagem (RMBH), prevista para entrar em funcionamento em janeiro de 2026.
A audiência foi feita a pedido da presidenta da comissão, deputada Bella Gonçalves (Psol), para verificar o andamento das obras e as condições de acessibilidade dos pedestres aos bairros vizinhos.
Durante a visita, que contou com a presença de moradores da cidade, foram mostrados os locais onde serão construídas duas passarelas: uma de acesso aos Bairros Novo Eldorado, São Pedro, Glória e Parque São João e outra de acesso ao Bairro Água Branca.
“Quando eu me mudei para cá, muitas pessoas usavam o trem de passageiros, que chamavam de subúrbio, para ir a Belo Horizonte e outros bairros. Após 30 anos, vamos ver esse metrô funcionando”, disse Denise Vianna Amador, enfermeira e moradora do Bairro São Pedro, que fica no entorno da nova estação.
De acordo com Aaron Duarte Dalla, da Subsecretaria de Transportes e Mobilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias e responsável pela concessão do metrô, as obras da estação vão atender de forma integral a região. “A entrega da Estação Novo Eldorado estava prevista para março de 2026, mas será antecipada para janeiro. Ainda estão sendo estudadas quais linhas de ônibus terão parada prevista nesta estação”, afirmou.
O diretor-geral do metrô BH, Júlio Freitas, garantiu que todos os acessos às passarelas observarão as regras de acessibilidade, com rampa, escadas e cobertura. “As passarelas serão seguras e acessíveis aos moradores. A projeção é que quatro mil pessoas acessem a nova estação por dia, em horário de pico”, afirmou.
Além da acessibilidade, as passarelas garantirão a circulação dos moradores mesmo que eles não usem o metrô. “As passarelas da Estação Novo Eldorado ficarão abertas 24 horas, para que os pedestres usem a estrutura para atravessar a Via Expressa de forma segura, contribuindo para a circulação na região”, completou Letícia Moraes Torres, superintendente do metrô BH.
Os moradores da região e a vereadora de Contagem Moara Saboia, que também acompanharam a visita, fizeram algumas observações em relação às vias de acesso à nova estação. “É muito positivo ver o avanço das obras até aqui e a nossa expectativa é que essa linha possa ser estendida até o Viaduto Beatriz, para que mais pessoas possam ser contempladas”, afirmou a vereadora.
João Luiz Siqueira Campos, advogado e morador da Rua Jeupira, no Novo Eldorado, observou que o acesso à nova estação de carro pode ser melhorado. Ele e outros moradores sinalizaram que atrás da estação há uma rua sem saída, a Rua Potiguara, e sugeriram que fossem estudadas outras melhorias.
A deputada Bella Gonçalves solicitou que as sugestões de melhorias apresentadas pelos moradores fossem enviadas à Prefeitura de Contagem como encaminhamentos da visita.
