Edital da especialização da Escola do Legislativo é publicado
Interessados podem se inscrever até 3 de dezembro; nova disciplina e seminário virtual são novidades desta edição.
A nova turma da Especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas, promovida pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), traz duas novidades neste ano: uma nova disciplina e um seminário virtual. As inscrições para participar começam na próxima segunda-feira (3/11/25) até 3 de dezembro. São oferecidas 40 vagas.
A nova disciplina é “Avaliação de políticas públicas”, com Carla Bronzo e Marcos Assis, ambos professores da Fundação João Pinheiro. O seminário virtual sobre “Políticas públicas e evidências”, aberto ao público, acontecerá a partir de abril de 2026, com seis encontros virtuais, às segundas-feiras.
O coordenador da pós-graduação e professor da Escola, Guilherme Ribeiro, destaca essas “duas mudanças significativas” na oferta do curso. A primeira é um foco mais atento à questão da avaliação das políticas públicas. “Vamos contar com uma das maiores especialistas em Minas Gerais na área, que é a Carla Bronzo”, ressalta. “Nosso curso recebe muitos alunos da Fundação João Pinheiro e é a primeira vez que temos professores dessa instituição”, completa.
A outra novidade, o seminário virtual, vai abordar um tema que está em voga ultimamente, de acordo com Guilherme, que é o de políticas públicas baseadas em evidências. “No primeiro encontro teremos um debate geral sobre o tema e depois vamos receber diferentes especialistas para assuntos específicos como segurança pública e educação”, explica.
Sobre o curso
O curso é voltado a parlamentares e servidores da Assembleia, a profissionais de outras casas legislativas e órgãos públicos, além de cidadãos interessados em compreender o papel do Parlamento na formulação e na implementação de políticas públicas.
- Início previsto: 20 de fevereiro de 2026
- Término: 10 de dezembro de 2027
- Carga horária total: 360 horas, distribuídas em 15 disciplinas de 24 horas cada
Disciplinas
- Doze serão oferecidas de forma presencial, com encontros semanais às sextas-feiras, das 14 às 17 horas, e 1 hora semanal de atividades assíncronas.
- Seminário virtual, entre abril e julho de 2026, composto de seis encontros remotos às segundas-feiras, das 9 às 12 horas.
- Duas disciplinas serão ministradas de forma intensiva, em cinco dias consecutivos, na primeira semana de fevereiro e de agosto de 2026, das 14 às 18 horas.
Inscreva-se
O edital e o link para inscrição estão disponíveis na página do curso, no Portal da Assembleia.
A inscrição representa a manifestação de interesse e não assegura a matrícula no curso. O preenchimento segue a ordem de envio dos documentos, respeitando a seguinte distribuição inicial: 20 vagas para o público interno; 20 vagas para o público externo.
Servidores efetivos e de recrutamento amplo podem solicitar auxílio à formação profissional, recebendo isenção de matrícula e mensalidades.