Durval Ângelo será homenageado em comissão
O presidente do Tribunal de Contas foi parlamentar por seis mandatos e será homenageado pela sua atuação em prol dos direitos humanos.
O presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCMG), conselheiro Durval Ângelo, será homenageado pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em audiência pública nesta terça-feira (16/12/25), às 16 horas, no Auditório José de Alencar, ele receberá diploma de votos de congratulações do colegiado.
O homenageado foi deputado estadual por seis mandatos consecutivos e, no período, presidente da Comissão de Direitos Humanos por 12 anos. De acordo com a deputada Bella Gonçalves (Psol), sua liderança foi um marco, pois trouxe pautas importantes para a Casa Legislativa, como o controle de sistema penal e da violência policial.
A parlamentar, autora do requerimento que deu origem à reunião, ressaltou que ele atuou em conflitos de terra garantindo desfechos que protegeram os direitos humanos. Bella Gonçalves lembrou, ainda, que Durval Ângelo inaugurou o “pinga-fogo”, momento da reunião no qual os presentes poderiam se pronunciar sobre qualquer questão, mesmo que não correlatas à pauta.
Já na presidência do Tribunal de Contas, ele garantiu, conforme lembrou Bella Gonçalves, cotas nos concursos para o órgão. Além disso, trouxe a Minas Gerais nomes importantes nacional e internacionalmente para discutir contas e políticas públicas com foco em direitos humanos. Ela citou a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, e o ambientalista Ailton Krenak.
“Tudo isso faz de Durval Ângelo um dos maiores ativistas pelos direitos humanos da história de Minas Gerais. A comissão vai reconhecer seu legado e sua trajetória com essa homenagem”, disse a deputada Bella Gonçalves (Psol).