Notícias

Direitos Humanos convoca secretário para debater concessão do metrô

Gestor da pasta de Infraestrutura e Mobilidade deverá responder a questões técnicas do contrato, em audiência na quinta (9).

Imagem

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debate, na quinta-feira (9/10/25), os aspectos técnicos e financeiros do contrato de concessão do metrô de Belo Horizonte. O assunto é tema da reunião da Comissão de Direitos Humanos, a partir das 15h30, no auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência. O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias Pedro Bruno Barros de Souza, foi convocado para a ocasião.

Botão

Quem solicitou a audiência foi a presidenta da comissão, deputada Bella Gonçalves (Psol). No requerimento, a parlamentar explica que solicitará informações sobre os novos estudos da concessionária Metrô BH, apresentados em agosto deste ano, para implementação da linha 2 do metrô na Capital.

A Comissão de Direitos Humanos também cobrará do secretário informações sobre os primeiros estudos realizados pela concessionária para instauração da linha singela na região do Barreiro. A linha singela seria uma via única de mão dupla a ser usada pelo vagão do metrô na ida e na volta, com cerca de dois quilômetros de extensão.

Outro foco dos questionamentos serão a legalidade e os motivos da transferência para o banco BTG Pactual da administração de R$ 2,8 bilhões destinados à operação de concessão do metrô.

Bella Gonçalves pretende indagar ao secretário Pedro Bruno Barros de Souza qual era a taxa de administração praticada no antigo contrato com a Caixa Econômica Federal e quais as taxas, tarifas e demais contrapartidas exigidas atualmente pelo BTG Pactual para gestão dos recursos.

Além disso, será pedido ao secretário que apresente detalhadamente o extrato financeiro da conta, o balanço de investimentos e os rendimentos bancários desde o aporte de recursos federais para a concessão.

Foram convidados a participar da audiência de quinta (9) representantes da concessionária Metrô BH, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Prefeitura e Câmara Municipal de Belo Horizonte, além de organizações da sociedade civil e coletivos da Capital com atuação na pauta da mobilidade urbana.

Lista
Comissão de Participação Popular - debate sobre rodovias no Sul e Sudoeste do Estado

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine