Notícias

Dignidade menstrual de presas pauta audiência

Falta de absorventes e de condições de higiene impactam saúde física e emocional de mulheres detidas.

Imagem

A dignidade menstrual de mulheres e pessoas que menstruam no sistema prisional será tema de audiência pública nesta quinta-feira (2/10/25). A reunião será realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) às 16 horas no Plenarinho II. Ela foi solicitada pela deputada Andreia de Jesus (PT).

Botão

A parlamentar lembra que o STF declarou o Estado de Coisas Inconstitucional (ECI) no sistema prisional brasileiro, e reconheceu a falta de dignidade das pessoas presas. No caso das mulheres, a situação tende a ser pior, e uma das dificuldades é a necessidade de maiores cuidados com a higiene durante o período menstrual.

Assim, a falta de absorventes em quantidade suficiente expõe mulheres a riscos de infecções, doenças e constrangimentos. A deputada Andreia de Jesus salienta que oferecer o produto de higiene para todas as mulheres presas representaria apenas 0,01% do orçamento do sistema prisional estadual, apesar de o argumento orçamentário ainda ser utilizado para negar o direito.

Para além da falta de absorventes, a situação geral do sistema prisional agrava o problema. Falta, por exemplo, água disponível para banhos. Relatórios do Mecanismo Nacional de Combate à Tortura reforçam as denúncias e salientam, além dos efeitos físicos do problema, o impacto psicológico da precariedade vivida durante o período menstrual.

Comissão de Direitos Humanos - visita ao Presídio Professor Jacy de Assis e à Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga, em Uberlândia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine