Dificuldades em acesso a medicamentos por transplantados pauta reunião nesta quarta (24)
No mesmo dia, a comissão vai receber vereador para discutir as políticas de saúde de Uberaba.
23/04/2024 - 15:04A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater, na manhã desta quarta-feira (24/4/24), a falta de medicamentos para pacientes transplantados, bem como a demora para análise dos processos de demanda por esses remédios. A reunião será às 10 horas, no Plenarinho I, e foi solicitada pelo deputado Arlen Santiago (Avante).
A discussão deve tratar dos chamados “imunosupressores”, medicamentos cujo principal objetivo é evitar a rejeição dos órgãos recebidos. Eles precisam ser tomados ao longo de toda a vida pela pessoa transplantada e a interrupção do tratamento ou redução da dosagem recomendada pode causar perda do órgão e ter resultados fatais.
Em Minas Gerais, os pacientes recebiam as primeiras caixas desses remédios antes mesmo de deixar o hospital, mas, desde maio de 2023, as regras foram alteradas pela Secretaria de Saúde. Agora, é necessário agendar um horário para a entrega de documentos, esses precisam ser analisados e, se aprovados, a pessoa precisa marcar a sua retirada em postos do Farmácia de Minas.
De acordo com matérias publicadas na imprensa, as mudanças têm causado demora no acesso aos medicamentos, de forma que pacientes estariam levando até 45 dias para conseguir as primeiras doses. Essas reportagens também indicam a falta de alguns dos remédios no Farmácia de Minas.
Segundo informações do gabinete do parlamentar, durante a reunião será abordada a importância da integração entre órgãos governamentais, instituições de saúde, profissionais da área e representantes da sociedade civil para encontrar soluções eficazes de forma a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes transplantados em Minas Gerais.
Uberaba
Antes da audiência pública, a comissão vai receber, às 9h30, o vereador de Uberada Luiz Carlos Donizete da Silva para discutir as políticas de saúde do município do Triângulo Mineiro.