Notícias

Dia do orgulho LGBTQIA+ é lembrado em iluminação do Palácio

Prédio será iluminado com as cores do arco-íris a partir desta sexta-feira (27).

Imagem

A fachada do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), se ilumina com as cores do arco-íris, desta sexta-feira (27/6), a partir das 18 horas, até segunda-feira (30/6).  O objetivo é celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado anualmente no dia 28 de junho.

A data remete à chamada Revolta de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969. Naquela ocasião, frequentadores do bar Stonewall Inn, em Nova York, nos Estados Unidos, se rebelaram contra as frequentes abordagens da polícia, que reprimia a expressão da homossexualidade. 

Considerada o marco zero do movimento pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, a Revolta de Stonewall gerou uma série de manifestações e confrontos que duraram dias, nas ruas do bairro nova-iorquino de Greenwich Village, onde se situa o bar.

Também foi estopim para a criação de grupos de representantes de direitos dos gays americanos. Em 28 de junho de 1970, foi realizada a primeira marcha do Orgulho Gay, que comemorou conquistas da comunidade LGBTQIA+ um ano após a Rebelião de Stonewall.

A bandeira do arco-íris é um dos símbolos mais associados ao movimento. Por isso, nesta sexta o Palácio da Inconfidência será iluminado nas cores vermelha, laranja, amarela, verde, azul e lilás.

Laços da Consciência

A iluminação especial pelo Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ integra o programa Laços da Consciência, da Assembleia Legislativa. A iniciativa reúne ações de sensibilização sobre temas relacionados ao bem-estar, inclusive a associação de causas a cores específicas na iluminação do Palácio da Inconfidência.

Comissão de Direitos Humanos - debate sobre os direitos e a cidadania LGBT

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine