Notícias

Deputados vão analisar regulamentação da profissão de restaurador-conservador

Projeto que trata do assunto está tramitando na Câmara dos Deputados, em Brasília; profissionais atuam com patrimônio histórico cultural.

06/07/2023 - 15:41
Imagem

A importância da regulamentação do exercício da profissão de conservador-restaurador de bens culturais móveis e integrados, nos níveis de bacharel, técnico e tecnólogo, é o tema da audiência pública que será realizada nesta sexta-feira (7/7/23), pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião será às 14 horas, no Auditório José Alencar.

Botão

Autora do requerimento para realização da audiência pública, a deputada Ana Paula Siqueira (Rede) lembra que, especialmente em Minas Gerais, esses profissionais são essenciais para conservação e proteção do nosso patrimônio cultural. “O trabalho desses profissionais preserva a nossa memória, nosso acervo e nos ajuda a contar e recontar a nossa história a partir da arte, dos documentos e da cultura. Valorizar esses trabalhadores com a regulamentação é também cuidar do nosso patrimônio”, afirma.

De acordo com a deputada a regulamentação que deve ocorrer em nível nacional, com a aprovação do projeto que tramita na Câmara dos Deputados, é também uma sinalização de investimento no turismo cultural. “Em Minas, por exemplo, esse é um segmento importante pra nossa economia. São questões que estão ligadas e que precisam ser consideradas no processo da regulamentação”, defende Ana Paula Siqueira.

Minas Gerais é reconhecido como Estado pioneiro no País na formação de profissionais conservadores-restauradores, com escolas que são referência na área.

Para participar da audiência pública foram convidados professores e alunos de escolas que oferecem o curso de graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, além de profissionais que atuam na área.

Dos convidados, já confirmaram presença, entre outros, a diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, da Fundação de Arte de Ouro Preto, Gabriela Lopes de Moura Ragel; o professor titular do curso da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luiz Antônio Cruz Souza; a conservadora-restauradora e mestranda do curso da EBA, Lupehuara da Conceição Gomes de Zevallos e a professora do Curso de Conservação e Restauro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, de Ouro Preto.

Trabalhos de conservação, restauração e transposição dos painéis da Yara Tupynambá

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine