Deputados falam sobre PJ Minas, parcerias com municípios e encontro com arcebispo
Pronunciamentos foram feitos na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (25).
Quatro parlamentares subiram à tribuna como oradores, na Reunião Ordinária de Plenário de quinta-feira (25/9/25). Entre outros assuntos, eles trataram da parceria do governo estadual com municípios na oferta de serviços, de encontro de parlamentares com o arcebispo de Belo Horizonte e da importância do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), programa de formação cidadã da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) direcionado a jovens do ensino médio.
O PJ Minas foi tema de pronunciamento do deputado Duarte Bechir (PSD), que elogiou a iniciativa da ALMG e destacou seu potencial de educação para a cidadania dos jovens. “Temos que fortalecer esse projeto em todos os municípios, para que formemos melhores parlamentares, e também melhores prefeitos, governadores e até presidentes da República”, declarou.
Nascido em Cristais (Sul de Minas), Bechir também lembrou que sua trajetória política está ligada a Campo Belo (Centro-Oeste), cidade da qual foi prefeito e que completa 146 anos de emancipação no domingo (28).
Iniciativa facilita emissão de documentos no interior
O deputado Mauro Tramonte (Republicanos) elogiou a parceria do Governo do Estado com dezenas de municípios, que participaram, nesta quinta-feira (25), de assinatura de convênio para levar os serviços das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) a essas cidades.
A parceria permitirá oferecer aos cidadãos do interior os serviços de emissão de documento de identidade, de habilitação e outros. “Muitas vezes, quando não se tem um posto desse na cidade, a pessoa tem que andar 100, 200 quilômetros para conseguir”, disse.
O deputado Zé Guilherme (PP) abordou temas ligados à Capital mineira, como o aniversário de 60 anos do Mineirão. “São 60 anos de muita glória desse estádio, que mudou a história do futebol no Brasil, com as equipes de Minas ganhando mais força, especialmente Cruzeiro, Atlético e América”, afirmou.
Também destacou encontro, na manhã desta quinta (25), do arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira, com diversos parlamentares da ALMG, inclusive o presidente, deputado Tadeu Leite (MDB). Segundo Zé Guilherme, dom Walmor conclamou a Assembleia a uma atuação que prime pela responsabilidade com os pobres. “Tadeu Leite reafirmou essa missão de uma Assembleia voltada para os menos favorecidos, com olhar atento para essa Minas enorme, com 853 municípios”, frisou o parlamentar.
Por fim, o deputado Bruno Engler (PL) criticou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, a qual considerou ilegal. “A prisão domiciliar e as medidas restritivas não se sustentam”, disse.
Ele citou entre as medidas impostas pelo Supremo Tribunal Federal as proibições de Bolsonaro se expressar publicamente e de sair de Brasília. “Ministro Alexandre de Moraes, você tem a obrigação de revogar as medidas restritivas e a prisão domiciliar de Bolsonaro”, cobrou o parlamentar, em referência a medidas estabelecidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).