Notícias

Delegado será homenageado por combate à violência contra a mulher

Diogo Moreira, delegado regional em Itabira, receberá diploma de voto de congratulação em reunião da Comissão da Mulher nesta terça (2).

Imagem

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realiza nesta terça-feira (2/9/2025), a partir das 14h15, audiência com convidados para proceder à entrega de diploma referente ao voto de congratulação com o delegado regional de Polícia Civil em Itabira (Central), Diogo Luna Moureira.

A reunião acontecerá no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), atendendo a requerimento da presidenta do colegiado, deputada Ana Paula Siqueira (Rede).

Botão

Na justificativa para a homenagem que consta do requerimento, Ana Paula Siqueira destaca a notável atuação do delegado regional à frente da Polícia Civil em Itabira, destacando sua liderança e compromisso exemplares no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas em todo o Estado.

“A presente homenagem tem como objetivo destacar a notável trajetória de Diogo Luna Moureira, cuja dedicação à defesa e à promoção dos direitos das mulheres vítimas de violência têm gerado um impacto tão significativo na vida de muitas mineiras", afirma Ana Paula Siqueira. 

O delegado Diogo Moreira, segundo lembra o requerimento, é o idealizador do Projeto Conexão Jovem, que por meio da disseminação de valores éticos e do respeito irrestrito à dignidade da pessoa humana fomenta uma rede de proteção voltada para a prevenção das violências que acometem adolescentes e jovens.

Trata-se de uma iniciativa conjunta com o Centro Universitário Funcesi, Secretaria Municipal de Educação de Itabira e a 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Itabira.

A iniciativa, conforme aponta ainda o requerimento, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O ODS 5 da Agenda 2030 da ONU busca justamente a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.

O Conexão Jovem aborda temas como educação, saúde, segurança, meio ambiente, vida saudável, políticas sobre drogas, direitos humanos, sexualidade, igualdade étnico-racial, respeito à diversidade e afirmação da pessoa como titular de direitos e protagonismo juvenil.

Citação

Diogo Moreira é doutor e mestre em direito e, à frente da Delegacia Regional de Itabira, encerrou o ano passado com 85% das delegacias sob sua jurisdição operando o projeto institucional “Chame a Frida” em pleno funcionamento.

O “Chame a Frida” é um serviço da Polícia Civil de Minas Gerais para mulheres em situação de violência doméstica. Ela pode enviar uma mensagem pelo WhatsApp para um número de telefone específico da sua região para ser atendida pela Frida, uma atendente virtual que fornece acolhimento, informações sobre direitos e a Lei Maria da Penha, e agendamento para atendimento presencial.

Além de delegado, Diogo Moureira também atua como professor do mestrado em segurança Pública e cidadania da Faculdade de Políticas Públicas da Universidade de Estado de Minas Gerais (Uemg) e, ainda, da Academia de Polícia Civil (Acadepol) do Estado de Minas Gerais. 

O delegado regional também é membro do grupo de pesquisa Segurança Pública e Cidadania e coordenador adjunto do Comitê de Ética, ambos da Uemg. É ainda membro do conselho editorial da Revista Avante da Acadepol.

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher - debate sobre a criação do Observatório Estadual da Violência contra a Mulher
"Seu compromisso com a proteção das mulheres transcende a esfera policial, demonstrando uma visão estratégica ao articular redes de atendimento para o encaminhamento de vítimas de violência doméstica e familiar ao mercado formal de trabalho. Sua dedicação, inteligência e visão transformadora são um verdadeiro modelo a ser seguido”.
Ana Paula Siqueira, em seu requerimento
Dep. Ana Paula Siqueira, em seu requerimento

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine