Notícias

Deficiências no transporte público noturno impactam no turismo e gastronomia

Audiência pública das Comissões Extraordinária de Turismo e Gastronomia e de Transporte vai abordar assunto nesta sexta (5).

Imagem

Belo Horizonte é reconhecida como a capital dos bares. Mas, na Capital mineira, os bares precisam fechar mais cedo porque falta transporte público noturno. O problema pauta audiência pública conjunta das Comissões Extraordinária de Turismo e Gastronomia e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a ser realizada nesta sexta-feira (5/12/25).

A audiência, solicitada pelo presidente da Comissão Extraordinária de Turismo, deputado Mauro Tramonte (Republicanos), vai ocorrer às 10 horas, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência.

Botão

Na ocasião, participantes vão abordar impactos de problemas no transporte público noturno no turismo e na gastronomia de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Conforme divulgado, a maior parte das linhas metropolitanas e municipais opera com horários reduzidos após as 22 horas. Dessa forma, a frequência dos ônibus diminui consideravelmente, resultando em longos períodos de espera. Além disso, há dificuldades na integração entre as linhas de BH e das cidades da Região Metropolitana à noite.

Representantes da categoria relatam que, apesar da oferta de vagas, há dificuldade de contratação de funcionários por causa dessas dificuldades. Assim sendo, adequar os horários e aumentar a frequência do transporte público noturno são demandas antigas do setor de bares e restaurantes da região, segundo o deputado Mauro Tramonte.

“Precisamos debater como avançar na elaboração de propostas e soluções para esse problema que afeta diversos setores da nossa economia, especialmente tais atividades”, salientou o deputado, no requerimento para a reunião.

Para a audiência, foram chamados os prefeitos de Belo Horizonte e de cidades da Região Metropolitana como Contagem, Betim, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano, bem como vereadores desses municípios.

Também foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais, da Companhia de Transportes Metropolitanos (Metrô BH) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais.

Pesquisa

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) finalizou, em agosto, pesquisa do Projeto de Melhoria do Transporte Coletivo, com objetivo de identificar horários de maior demanda, principais pontos de partida e chegada, bem como padrões de deslocamento dos usuários da madrugada.

A ideia é que, a partir do resultado, a PBH faça ajustes nos itinerários e horários das linhas noturnas para reduzir o tempo de espera e aumentar a eficiência do serviço.

Bares e restaurantes

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine