Notícias

Consórcio Brasil Verde volta ao Plenário da ALMG

Emendas que haviam sido apresentadas foram rejeitadas na Comissão de Meio Ambiente.

Imagem

Está pronto para retornar ao Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 3.946/22, de autoria do governador Romeu Zema, que ratifica o protocolo de intenções para a constituição do Consórcio Interestadual sobre o Clima (Consórcio Brasil Verde)

O parecer de 1º turno pela aprovação da matéria foi emitido na reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizada nesta quarta-feira (21/6/23). O relator, deputado Tito Torres (PSD), foi pela rejeição das duas emendas apresentadas em Plenário. 

Botão

Segundo a justificativa do governador, a implementação do consórcio busca promover a chamada “economia verde”, com o incentivo de tecnologias capazes de requalificar a matriz energética, fomentar inovações científicas, ampliar a geração de empregos e inserir o Brasil na vanguarda dos processos produtivos sustentáveis.

O governador ressalta ainda que o PL 3.946/22 reflete o compromisso dos estados com o cumprimento das metas assumidas pelo Brasil no Acordo de Paris, que pretende conter o aumento do aquecimento global.

O texto havia recebido em Plenário as emendas nºs 2 e 3. A primeira, para que a norma observasse o disposto na Lei Federal 11.107, de 2005, a qual dispõe sobre as normas gerais de contratação de consórcios públicos.

A segunda, para que o Executivo regulamentasse o que estará disposto na nova lei, inclusive as normas gerais de contabilidade pública que serão observadas pelo referido consórcio, para que a sua gestão financeira e orçamentária se realize na conformidade dos pressupostos da responsabilidade fiscal.

Vídeo
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - análise de proposições
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine