Conselho da Medalha Santos Dumont se reúne na ALMG
A cerimônia será realizada em 20 de novembro, na cidade mineira de mesmo nome do pai da aviação.
- Atualizado em 30/10/2025 - 15:00O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), se reuniu com os membros do conselho permanente da Medalha Santos Dumont, na manhã desta segunda-feira (29/9/25), no Salão Nobre. A presidência do conselho é exercida pelo chefe do Parlamento mineiro.
De acordo com o secretário de Comunicação Social, Bernardo Assis de Fonseca Santos, a cerimônia será realizada no Centro de Convenções Villa Foncá, situado no Município de Santos Dumont (Zona da Mata). Inicialmente marcada para o dia 27 de outubro, a entrega da medalha teve data alterada para o dia 20 de novembro. Serão concedidas até 130 medalhas, em diferentes graus; sendo um Grande Colar, 32 de Ouro, 33 de Prata e 65 de bronze. O conselho permanente da medalha é composto por 22 membros. Cada membro pode propor até quatro indicações.
A Medalha Santos Dumont é destinada a aviadores civis e militares e a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento da aviação no País, assim como a cidades e instituições, sociedades, membros do Corpo Diplomático, escritores e jornalistas especializados em assuntos de navegação aérea ou a ela diretamente relacionados.
A honraria foi criada pela Lei 1.493, de 1956, e regulamentada pelo Decreto 5.136, do mesmo ano. O objetivo é comemorar o primeiro voo de aeronave mais pesada do que o ar, o 14-Bis, realizado em outubro de 1906 em Paris, na França, por Alberto Santos Dumont. Por isso ele é considerado o Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira.
O secretário de comunicação informou ainda que oito medalhas ex officio serão concedidas a membros do conselho permanente.