Congresso Mineiro de Vereadores reúne mais de duas mil pessoas
Presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, fez um pronunciamento durante a abertura do evento, em Belo Horizonte.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), participou da abertura do 11º Congresso Mineiro de Vereadores na manhã desta terça-feira (11/11/25), no Expominas, em Belo Horizonte.
Promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o evento teve mais de dois mil inscritos, entre vereadores, assessores, servidores e técnicos de câmaras municipais de toda Minas Gerais.
Tadeu Leite destacou que o desafio dos parlamentos é produzir leis com impacto na vida dos cidadãos. Ele mencionou, entre outras, a Lei Complementar 171, de 2023, uma iniciativa da ALMG de autoria coletiva de 40 parlamentares, que desburocratizou a liberação de R$ 7 bilhões para a saúde, beneficiando todos os municípios mineiros.
O presidente da Assembleia falou ainda sobre a dívida de Minas com a União e o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). “Nós temos que ter união, diálogo, construção coletiva; esquecer um pouco a política e as eleições e pensar mais nos problemas das pessoas”, afirmou, sob aplausos da plateia.
“Temos o desafio muito grande de entregar um futuro melhor para todos nós. Estamos falando de o Estado poder parar de pagar milhões de juros por ano para o governo federal e poder investir nos municípios, em estrada, saúde, segurança pública”, finalizou Tadeu Leite.
Privatização da Copasa pauta entrevista
Em entrevista coletiva antes do evento, o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas (Alto Paranaíba), Luís Eduardo Falcão, afirmou que pretende promover uma discussão entre representantes de cidades de menor porte com a Assembleia e o Governo de Minas para debater a privatização da Copasa, em tramitação no Parlamento mineiro.
“Belo Horizonte é superavitária e traz um grande equilíbrio para a Copasa junto a outras cidades médias, Patos de Minas inclusive. Mas e as centenas de municípios onde a Copasa está? Como é que ficam esses municípios? Será que eles não vão ter prejuízo?”, indagou Falcão. Ele defende que todas as cidades tenham saneamento garantido.
Participaram também do congresso, entre outras autoridades, as deputadas Ana Paula Siqueira (Rede), Lohanna (PV) e Lud Falcão (Podemos) e os deputados Betinho Pinto Coelho (PV), Antonio Carlos Arantes (PL), Caporezzo (PL), Cristiano Silveira (PT), Dr. Maurício (Novo), Eduardo Azevedo (PL), Raul Belém (Cidadania), Rodrigo Lopes (União) e Vitório Júnior (PP).