Notícias

Condições de prisões em Juiz de Fora motivam audiência

Uma das unidades foi inspecionada pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos, que apontou constantes violações no presídio.

Imagem

As condições das unidades prisionais de Juiz de Fora serão tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será nesta sexta-feira (5/9/25), às 15 horas, no Plenarinho I.

Botão

A reunião foi solicitada pelo deputado Betão (PT) e se soma a outras reuniões sobre prisões do município que foram realizadas na ALMG. Esses encontros trataram do alto número de óbitos entre os presos e do assédio contra profissionais do sistema prisional.

Lista

Em abril, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos publicou um relatório com detalhamento sobre constantes violações de direitos humanos em uma das unidades, a Penitenciária José Edson Cavalieri. Foram citados maus-tratos, superlotação, má qualidade de alimentação e falta de acesso a tratamento de saúde.

O texto também aponta para problemas nas condições estruturais, com fiações expostas e condições insalubre dos vasos sanitários das celas.

A audiência da sexta (5) contará com a presença da presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereadora Cida de Oliveira. A parlamentar apresentará dados e informações obtidas a partir de visitas, agendas e relatórios produzidos pelo Legislativo local.

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine