Notícias

Comissão vai discutir qualidade da água em Itabira

Relatório apontando contaminação por metais pesados motiva audiência pública nesta segunda-feira (6).

03/05/2024 - 14:35
Imagem

A qualidade da água em Itabira (Região Central do Estado) será discutida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A audiência pública, solicitada pela deputada Bella Gonçalves (Psol), será realizada nesta segunda-feira (6/5/24), às 10 horas, no Plenarinho II. 

Botão

Segundo a deputada Bella Gonçalves, um relatório do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) atestou níveis elevados de manganês, alumínio, chumbo e outros materiais na água de Itabira. Ainda de acordo com a parlamentar, os níveis de contaminação em todos os pontos de coleta de amostras seriam os mais altos já registrados nos dez anos que compõem a série histórica do Igam.

“Onde tem minério, tem água em abundância. O problema é que as atividades minerárias quase sempre contaminam as águas e expõem a população a riscos prolongados à sua saúde”, afirmou a parlamentar, quando da aprovação do requerimento de audiência pública. Na sua avaliação, a situação em Itabira é preocupante.

Foram convidadas para o debate autoridades municipais e estaduais e lideranças comunitárias, que reclamam da má qualidade da água que sai das torneiras em Itabira. 

Municípios Mineiros - Itabira

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine