Notícias

Comissão vai a Ipatinga discutir privatização do serviço de água e esgoto

Riscos de deficiência na prestação do serviço e de encarecimento das contas de água preocupam deputados da Comissão de Assuntos Municipais.

24/11/2023 - 16:50 - Atualizado em 27/11/2023 - 14:47
Imagem

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne em Ipatinga (Região Metropolitana do Vale do Aço), nesta segunda-feira (27/11/23), para discutir a proposta de privatização do serviço de água e esgoto no município. A audiência pública será realizada na Câmara Municipal (Praça dos Três Poderes, s/nº), a partir das 10 horas.

Botão

O requerimento para a realização da reunião é assinado por 14 deputados que integram o bloco oposicionista Democracia e Luta. Eles alegam que moradores de Ipatinga reclamam da falta de transparência e da ausência de dados que justifiquem a decisão da prefeitura. Para os parlamentares, a água é um bem essencial, e a privatização pode levar à deficiência na prestação do serviço de abastecimento e ao encarecimento das contas pagas pelos consumidores.

O deputado Leleco Pimentel (PT), primeiro signatário do requerimento, considera o acesso à água essencial para a sobrevivência humana e para a segurança alimentar. “É triste e lamentável a decisão de conceder esse serviço à iniciativa privada, tirando o direito daqueles mais pobres de ter acesso à água”, afirmou o parlamentar na última quarta-feira (22).

O contrato para a prestação do serviço de saneamento básico em Ipatinga pela Copasa foi encerrado em fevereiro de 2022. A prefeitura já recebeu autorização para a saída de Ipatinga do Sistema Integrado de Abastecimento do Vale do Aço e prepara uma nova licitação para a exploração do serviço público de captação, tratamento e fornecimento de água.

Municípios mineiros - Ipatinga

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine