Comissão discute possível fechamento de escola em Oliveira
Cidade do Centro-Oeste de Minas pode ficar sem instituição de ensino que atende cerca de 700 alunos.
24/08/2023 - 10:26 - Atualizado em 24/08/2023 - 17:14O risco de fechamento da Escola Estadual Mário Campos e Silva, em Oliveira (Centro-Oeste de Minas), será debatido pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (25/8/23). A reunião, solicitada pelo deputado Lucas Lasmar (Rede), será realizada no Auditório José Alencar, a partir das 10 horas.
Segundo o parlamentar, no dia 9 de agosto, a administração da escola foi surpreendida com o anúncio de encerramento de suas atividades no final deste ano. A justificativa apresentada pela Superintendência Regional de Ensino teria sido a identificação de problemas estruturais no prédio onde funciona a escola.
Fundada em 1957, a Escola Estadual Mário Campos e Silva tem cerca de 700 alunos, divididos em 26 turmas do sexto ao nono ano e de Educação para Jovens e Adultos (EJA). A notícia do possível fechamento da instituição de ensino gerou grande mobilização da comunidade local, de acordo com o deputado Lucas Lasmar.
O parlamentar avalia que essa decisão pode levar ao aumento da evasão escolar. "As escolas para as quais os 700 alunos seriam transferidos estão situadas a uma distância considerável das instalações atuais, o que dificultaria o transporte dos estudantes”, afirma. “Além dos prejuízos educacionais, ressaltamos também o valor histórico dessa instituição que, ao longo de 66 anos, tem moldado gerações de oliveirenses", completa.