Comissão debate uso de inteligência artificial por nutricionistas
Profissionais da área se deparam com novas oportunidades e desafios com o avanço de novas ferramentas tecnológicas.
A utilização da inteligência artificial (IA) por nutricionistas será debatida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A audiência pública com autoridades e profissionais da área, solicitada pelo deputado Lucas Lasmar (Rede), será realizada nesta quarta-feira (10/9/25), a partir das 16 horas, no Plenarinho I.
O objetivo do deputado Lucas Lasmar é discutir oportunidades e desafios do trabalho de nutricionistas diante do avanço das ferramentas de inteligência artificial. Segundo o parlamentar, a IA já é uma realidade em diferentes atividades relacionadas à nutrição.
As ferramentas tecnológicas, conforme o parlamentar, permitem organizar grandes volumes de dados, planejar tarefas, subsidiar avaliações e diagnósticos, elaborar materiais informativos e até cardápios e prescrições dietéticas.
Diante do cenário, na opinião dele, é preciso discutir como a IA pode contribuir para a otimização do trabalho, reduzir tarefas operacionais e ser um instrumento de apoio aos profissionais das diferentes áreas da nutrição, sem trazer riscos à saúde dos pacientes.
Quais os principais desafios da nova tecnologia? Quais os riscos para a sociedade quando a IA é usada sem a mediação de um profissional habilitado? Quais as implicações técnicas éticas do uso de IA em serviços de nutrição? Essas são algumas questões que o deputado Lucas Lasmar pretende discutir com nutricionistas.
