Comissão debate proteção do meio ambiente
Deputados vão discutir com ambientalistas sugestões para serem repassadas à equipe de transição do governo Lula.
05/12/2022 - 08:30 - Atualizado em 05/12/2022 - 11:09A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe nesta terça-feira (6/12/22) entidades da sociedade civil organizada para debater políticas públicas para a proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos. A audiência, solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), será realizada no Auditório José Alencar, a partir das 16 horas.
O objetivo da reunião é debater e formular, juntamente com os ambientalistas, propostas para serem repassadas à equipe de transição do governo federal eleito. A deputada Beatriz Cerqueira pretende, com isso, assegurar o direito constitucional à participação popular.
A parlamentar lembra que Minas Gerais registrou dois crimes socioambientais de grandes proporções no passado recente (as tragédias de Mariana e Brumadinho) e é o Estado que concentra o maior número de barragens de mineração em risco.
Ela considera que, nos últimos anos, houve graves retrocessos institucionais e legais que precisam ser enfrentados.
Ademais, segundo informações do gabinete da deputada Beatriz Cerqueira, a crise climática, a crise hídrica, os recorrentes desastres provocados pelas inundações, bem como o cenário de dependência da mineração, impõem à população mineira a necessidade de maior atenção na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento ecologicamente equilibrado para a geração atual e as futuras.