Comissão de Turismo avalia situação do chamado Novo Mar de Minas
Instalação de placas fotovoltaicas na região poderia comprometer potencial turístico do lago, que fica no município de Cláudio.
11/12/2023 - 11:15A Cemig teria um projeto para instalação de placas fotovoltaicas na região do Lago chamado de Novo Mar de Minas, no município de Cláudio (Centro-Oeste), mas isso prejudicaria turismo, geração de emprego e renda no local, além de alterar a biodiversidade do lago, segundo denúncias de moradores de Divinópolis ao deputado Professor Cleiton (PV).
A requerimento do parlamentar, a Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta terça-feira (12/12/23), às 9 horas, no Plenarinho II da Assembleia, para discutir o assunto.
"Queremos ouvir os representantes do munícipio, colher dados mais concretos, números sobre os prejuízos que seriam causados pelas placas. Sabemos que há até um impacto ambiental no lago", diz o deputado, que também é autor da Emenda à Constituição 106, que trata da preservação de lagos mineiros de Furnas e Peixoto.
Segundo ele, os moradores temem o fim do potencial turístico da região, com perda de potencial econômico e de geração de empregos no entorno, caso as placas sejam mesmo instaladas.
Para a audiência foram convidados representantes das cidades que seriam afetadas e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), que é de Divinópolis.
Durante a reunião, a comissão deverá ouvir também representantes da Cemig para saber detalhes do projeto. Elieser Francisco Correa, gerente de Relacionamento Institucional Estadual da empresa, e João Paulo Menna Barreto de Castro Ferreira, diretor adjunto de Relações Institucionais da Cemig, já confirmaram presença.
