Notícias

Comissão de Turismo avalia situação do chamado Novo Mar de Minas

Instalação de placas fotovoltaicas na região poderia comprometer potencial turístico do lago, que fica no município de Cláudio.

11/12/2023 - 11:15
Imagem

A Cemig teria um projeto para instalação de placas fotovoltaicas na região do Lago chamado de Novo Mar de Minas, no município de Cláudio (Centro-Oeste), mas isso prejudicaria turismo, geração de emprego e renda no local, além de alterar a biodiversidade do lago, segundo denúncias de moradores de Divinópolis ao deputado Professor Cleiton (PV).

A requerimento do parlamentar, a Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta terça-feira (12/12/23), às 9 horas, no Plenarinho II da Assembleia, para discutir o assunto.

Botão

"Queremos ouvir os representantes do munícipio, colher dados mais concretos, números sobre os prejuízos que seriam causados pelas placas. Sabemos que há até um impacto ambiental no lago", diz o deputado, que também é autor da Emenda à Constituição 106, que trata da preservação de lagos mineiros de Furnas e Peixoto.

Segundo ele, os moradores temem o fim do potencial turístico da região, com perda de potencial econômico e de geração de empregos no entorno, caso as placas sejam mesmo instaladas.

Para a audiência foram convidados representantes das cidades que seriam afetadas e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), que é de Divinópolis. 

Durante a reunião, a comissão deverá ouvir também representantes da Cemig para saber detalhes do projeto. Elieser Francisco Correa, gerente de Relacionamento Institucional Estadual da empresa, e João Paulo Menna Barreto de Castro Ferreira, diretor adjunto de Relações Institucionais da Cemig, já confirmaram presença.

Lista
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - debate sobre a implantação de usina fotovoltaica no Lago de Três Marias

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine