Comissão de Saúde discute mamografia a partir dos 40 anos
Audiência pública ocorre nesta quinta-feira (dia 9), a partir das 10 horas, e faz parte das atividades do Assembleia Fiscaliza.
No Outubro Rosa, a idade mínima para fazer a mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vai ser debatida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A audiência pública ocorre a partir das 10 horas desta quinta-feira (9/10/25) no Plenarinho I do Palácio da Inconfidência.
O presidente do colegiado, deputado Arlen Santiago (Avante) assina o requerimento para a realização da reunião. Segundo ele, 30% dos casos de câncer de mama ocorrem entre mulheres com menos de 50 anos. “Então, nada mais justo do que poder fazer mamografia dos 40 aos 50”, conclui.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) já começou a debater a possibilidade de redução da idade mínima para o exame. Agora, o assunto vai ser discutido no âmbito do Assembleia Fiscaliza - Tema em Foco, projeto de monitoramento das políticas públicas.
A assessora da ANS, Kátia Curci, e o médico mastologista Henrique Couto confirmaram presença. Também devem participar da audiência a diretora da Secretaria de Estado de Saúde, Fernanda Jorge, e o vice-presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Gabriel Silva Júnior.
