Comissão de Esporte debate escolas cívico-militares em Santos Dumont
A ideia é discutir os impactos e perspectivas deste modelo de gestão educacional para os estudantes de Santos Dumont e região.
- Atualizado em 12/11/2025 - 09:41Para debater o papel das escolas cívico-militares na sociedade contemporânea, a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai ao Município de Santos Dumont, na Zona da Mata. A atividade será na próxima quinta-feira (13/11/25), a partir das 18 horas, na Câmara Municipal da cidade, na Rua 13 de maio, 365, Centro.
A reunião acontece a pedido do presidente da comissão, deputado Coronel Henrique (PL), e tem por objetivo debater os impactos e as perspectivas da política educacional de gestão compartilhada entre entes da sociedade civil e militar. Este modelo educacional é debatido por ser uma possibilidade de ensino para crianças e adolescentes da cidade de Santos Dumont e região, que já conta com a Escola Cívico-Militar Governador Bias Fortes.
A pauta das escolas cívico-militares já esteve presente entre as discussões da Assembleia Legislativa. A cidade de Três Corações, no Sul de Minas Gerais, por exemplo, conta com a Escola Estadual Olímpia de Brito, tema de audiência pública recente, realizada em outubro deste ano.
Contudo, há setores da sociedade que enxergam a iniciativa das escolas cívico-militares com desconfiança. Em audiência pública realizada em julho deste ano (10/07/25), alguns professores debateram a intenção do governo Romeu Zema (Novo) de ampliar a quantidade desses colégios de 9 para 700, ao todo.
Para a audiência pública foram convidados representantes da Secretaria Estadual de Educação, militares, autoridades da cidade de Santos Dumont e educadores atuantes na Escola Cívico-Militar Governador Bias Fortes.
Escolas cívico-militares
Uma escola cívico-militar é uma instituição de ensino público que tem a gestão pedagógica, didático-pedagógica e administrativa compartilhada entre professores e militares, com o objetivo de promover disciplina, organização, prática de esportes variados e reforçar valores cívicos nos estudantes. Diferente das escolas militares, a gestão de conteúdo pedagógico permanece com os educadores civis, enquanto militares atuam principalmente em questões disciplinares, de segurança e na infraestrutura da escola.