Comissão de Educação visita Centro de Internação Provisória São Benedito
Encontro será o quarto dos cinco previstos para fazer um diagnóstico das condições de atendimento dos centros socioeducativos na capital.
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na próxima segunda-feira (9/2/26), a partir das 10 horas, visita ao Centro de Internação Provisória São Benedito, unidade da Escola Jovem Protagonista localizada no bairro Horto, em Belo Horizonte.
O objetivo da visita é fazer um diagnóstico das condições de atendimento aos alunos e de trabalho dos profissionais da educação, bem como realizar a escuta desses profissionais.
Solicitada pela presidenta da Comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), esta será a quarta das cinco visitas previstas a centros socioeducativos de Belo Horizonte.
Em outubro de 2025, foi realizada visita ao Centro Socioeducativo Horto, na Região Leste de Belo Horizonte, quando foram constatados problemas estruturais e de falta de pessoal, que prejudicam a oportunidade de ensino para menores em conflito com a lei.
Em setembro do mesmo ano, foi feita visita ao Centro Socioeducativo Santa Clara, na região Noroeste de Belo Horizonte. Ali também verificou-se que faltavam condições de trabalho e estruturais adequadas.
Em agosto de 2025, foi a vez do Centro Socioeducativo São Jerônimo, quando também foram constatadas precariedade no funcionamento da unidade. Vinculada à Escola Estadual Jovem Protagonista, essa é a única no Estado que atende meninas menores de idade em conflito com a lei.
Com a série de visitas, pretende-se traçar um diagnóstico do ensino nessas instalações e dar encaminhamento às principais demandas apresentadas pelas unidades.