Comissão cobra comando da PM quanto a perdas inflacionárias de policiais
Deputados destacam que o governador não cumpriu acordo para recomposição salarial de 41%.
05/04/2024 - 12:24Com o objetivo de conhecer as ações em curso para viabilizar a recomposição das perdas inflacionárias dos policiais militares, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) convidou o comandante-geral da corporação, coronel Rodrigo Piassi, para audiência nesta segunda-feira (8/4/24). A reunião terá início às 14 horas, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência.
O presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PL), e o deputado Caporezzo (PL) destacam, no requerimento pela audiência, que a defasagem dos vencimentos dos policiais, desde 2015, agora é da ordem de 41,6%.
Eles também argumentam que o governador Romeu Zema (Novo) assumiu o compromisso de recompor essas perdas por duas vezes, mas não cumpriu. “Em 2019, após dez meses de negociações, registrou-se em ata, assinada por secretários de Estado, os percentuais e o cronograma de pagamento da recomposição em três parcelas, das quais apenas uma foi honrada pelo governo”, afirmam.
Os parlamentares ainda ressaltam o descumprimento da Lei 24.260, de 2022, que obriga o Poder Executivo a divulgar, em janeiro, o percentual acumulado do índice de revisão geral anual da remuneração de seus servidores relativo ao exercício anterior.
Por fim, os deputados ponderam que as perdas inflacionárias vêm corroendo o poder de compra dos policiais, situação agravada pelos cortes de convênios do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado (IPSM) com hospitais, clínicas e profissionais da área da saúde.